MATOGROSSO & MATHIAS

MATOGROSSO & MATHIAS

A dupla sertaneja Matogrosso & Mathias iniciou sua trajetória originalmente com João Batista Bernardo, o Matogrosso (Vista Alegre do Alto[1] 25 de novembro de 1940; o apelido se deve porque o mesmo viveu em Cáceres (Mato Grosso) por muitos anos) e Anísio Roberto de Carvalho, o Mathias (Uberlândia ou Carmo do Paranaíba, 14 de fevereiro de 1945). Com o tempo Isaac Júnior, sobrinho de Matogrosso compôs a dupla no lugar de Anísio, como Mathias e atualmente quem entrou no lugar de Isaac é o músico Rafael Belchior, afilhado de Anísio.

Matogrosso & Mathias tem a alcunha de “a mais romântica do Brasil”. A dupla é reconhecida por difundir a música sertaneja em uma época que os “caipiras” ainda estavam à margem da imprensa no Brasil, abrindo caminho para vários artistas do mesmo gênero de muito sucesso hoje. Entre os hits de sua extensa carreira, destacam-se “Pele de Maçã”, “Tentei te Esquecer”, "Idas e Voltas", "Memórias", "24 horas de Amor", "Frente a Frente", "Sábado", “De Igual pra Igual” e "Pedaço de minha vida", que deu à dupla, ainda na década de 1970, seu primeiro disco de ouro.

A dupla gravou ao longo da carreira 17 discos pela gravadora Continental.

Biografia

Anos 70 e 80: o início

Dirigindo-se a São Paulo para trabalhar e gostando muito de música, começaram a freqüentar locais onde se reuniam pessoas para cantar e tocar. A dupla se conheceu no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, no início dos anos 1970, e começaram a ensaiar músicas da dupla Belmonte e Amaraí. Passaram a se apresentar em churrascarias e casas noturnas.

No ano de 1976, gravaram seu primeiro disco pela gravadora Continental/Chantecler intitulado Popularidade, no qual destacava-se a composição "O Matuto". Na mesma década conseguiram seu primeiro disco de ouro.

Em 1978 lançam dois discos de nome Pedaço da Minha Vida e Volume 3. No ano seguinte lançam mais um.

Em 1985 lançaram o LP "Mulher", sendo a composição "De igual Pra igual", de Roberta Miranda e Matogrosso, uma das primeiras músicas do repertório sertanejo a conseguir espaço em rádios FM (juntamente com a música Fio de Cabelo, composta por Marciano e Darci Rossi mas que fez sucesso pela dupla Chitãozinho e Xororó) inicialmente no Nordeste do Brasil, espalhando-se posteriormente para a Região Sudeste. Em seus discos foram gradualmente deixando de lado o sertanejo mais tradicional, de raiz, com viola e sanfona, pelo gênero mais romântico, com acompanhamento de guitarra e bateria. Seus maiores sucessos foram, entre outros, "Pedaço de minha vida", "Na hora do adeus", "24 Horas de amor", "Sábado", "Idas e voltas" e "Frente a frente".

Em 1986 fizeram sucesso com a música "Eu te preciso", de Mário Maranhão, Tivas e Matogrosso, e "Objeto de Prazer", de Fátima Leão e Matogrosso.

Anos 90: recomeço

Em 1990 fizeram sucesso com a música "Ponto de Chegada", de Joel Marques e Macaraí, e "Na Hora do Adeus", de Chico Roque e Carlos Colla. Até essa ocasião, haviam gravado 13 LPs pela Continental com 2 milhões de discos vendidos.

Em 1991, após emplacarem a música "Sorte Tem Quem Acredita Nela" na trilha sonora da novela Ana Raio e Zé Trovão. Nessa época a dupla separou-se com Mathias cantando durante um ano com Milionário, da dupla Milionário e José Rico, com quem gravou um CD em 1992. Matogrosso por sua vez, seguiu carreira solo e gravou dois discos pela EMI, em 1992 e 1993.

Voltam a se reunir novamente em 1994, quando gravaram novo LP, com composições de Elias Muniz, Zezé di Camargo, Mário Maranhão, Tivas, Carlos Randall, Carreirito, Joel Marques e Cesar Augusto. Fizeram também, uma homenagem ao violeiro Tião Carreiro, com a música "Cabelo Loiro", de sua autoria.

Em 1996, tornaram a separar-se, com Mathias afastando-se da vida artística, indo morar em Bauru, no interior de São Paulo. Matogrosso por sua vez, novamente seguiu carreira solo e gravou o terceiro disco pela EMI, em 1997. O retorno da dupla ocorreu em 1998, sem que os dois planejassem tal volta. O prefeito da cidade mineira de Rio Novo queria um show da dupla de qualquer maneira e eles não se opuseram à idéia. Os anúncios e faixas da apresentação atraíram a atenção da Prefeitura de Andrelândia, na mesma região. Como era época de campanha política, foram contratados por um candidato para realizar 30 apresentações.

Em 1999, gravaram novo CD, com repertório variado, incluindo dois pagodes sertanejos, ao estilo de Tião Carreiro, composições de Elias Muniz e de Fernando Mendes, além de um pagode-romântico, intitulado "Te quero mais". Destaque também para a canção "Pele de Maçã", de Cecílio Nena e Lalo Prado.

Isaac Jr e Rafael Belchior, os novos "Mathias"

Em 2000, gravaram seu primeiro CD ao vivo onde obtém boas vendagens.

Em 2001, lançam o CD em comemoração aos 25 anos de carreira da dupla com os maiores sucessos, a maioria do inicio da carreira, somente em voz e violão.

Em 2003, fizeram sucesso com a música "Tentei Te Esquecer", que fez parte da trilha sonora da novela "Celebridade", da TV Globo.

Em 2004, entre outros eventos, a dupla esteve no programa "Viola, Minha Viola" apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo; na 14ª Julifest, na cidade de Itabirito, MG; na 18ª Feste de peão boiadeiro de Americana, SP e, na festa de natal na cidade de Campo Bom, no RS. Também em 2004, gravam o 20° disco da carreira, juntamente com o Primeiro DVD, contendo Grandes Sucessos que marcaram sua trajetória. Gravado na casa noturna Vila Country em São Paulo, e trazendo convidados muito especiais, como: Joaquim e Manuel, Edson e Hudson, Cezar e Paulinho, Luiz Cláudio e Giuliano, Bento e Mamão e Isaac.

Em 2006 a dupla comemorou 30 anos de carreira e iniciou uma nova fase. Entra em cena um novo Mathias, o cantor Isaac Jr, que substitui ao Mathias original, que atualmente compõe a dupla Matão & Mathias. A dupla lançou seu primeiro disco pela EMI, Um Século Sem Ti, produzido pelo maestro A. Zaccarias e por Matogrosso. No álbum, quatorze grandes canções, sendo treze inéditas. A única releitura é “Aos trancos e barrancos”, de Edinho da Mata e Matogrosso, gravada originalmente por João Paulo & Daniel no início de carreira.

Em 2007 a dupla gravou um DVD em Itumbiara, que não chegou a ser lançado e traria participações de artistas como César Menotti & Fabiano, Trio Alto Astral, Durval & Davi, Nalva Aguiar, Victor & Matheus, João Carreiro & Capataz e outros.

Em 2009 a dupla passou por uma nova mudança onde Rafael Belchior substitui Isaac Jr como Mathias. Isaac Jr atualmente segue carreira solo com o nome de Mathias Maranhão.

Em 2011 lançam o CD Duas Gerações com a participação de Eduardo Costa.

Em 21 de maio de 2013 gravaram em Vista Alegre do Alto - SP seu novo DVD que contou com participações importantes como João Carreiro & Capataz, Agnaldo Timóteo, Péricles, Maria Cecília & Rodolfo, e Léu ex Liu & Léu. O repertório contou com regravações como "Retrato de Mãe", "Pele de Maçã", "Tentei te Esquecer", "24 horas de amor", "Idas e Voltas", "Cabelo Loiro" e "De Igual pra Igual" e músicas inéditas como "Perdeu", "Os Brutos também Amam", "Seu jeito" e "Simples Assim.

Em 2015 Afim de celebrar as quatro décadas do lançamento do seu primeiro disco, a dupla gravou o "DVD 40 anos ao vivo em Brasília", no Distrito Federal no dia 11 de novembro. O DVD Contou com a participação de nomes como Bruno e Marrone, Gusttavo Lima, João Carreiro e Zé Henrique e Gabriel.

Discografia
Primeira Formação
LP e CD
1976 O Matuto
1978 Pedaço de Minha Vida
1978 Volume 3
1979 Volume 4
1980 Volume 5
1981 O Homem da Sua Vida
1982 Santa Maria do Brasil
1984 24 Horas de Amor
1985 Mulher
1986 Canto de Paz
1987 Magia
1988 Volume 12
1990 Ponto de Chegada
1991 Volume 14
1994 Dona do Meu Sentimento
1999 Pele de Maçã
2000 Ao Vivo
2001 25 Anos - Acústico
2003 Mistério
2004 Matogrosso & Mathias - Ao Vivo Convida

DVD
2004 Matogrosso & Mathias - Ao Vivo Convida

Segunda Formação
CD
2006 Um Século Sem Ti
2007 Ao Vivo em Itumbiara (CD gravado, mas não lançado pela EMI)

DVD
2007 Ao Vivo em Itumbiara (DVD gravado, mas não lançado pela EMI)

Discografia - Terceira Formação
CD
2011 Duas Gerações
2012 A Cara do Povo - Ao Vivo
2014 Duas Gerações - Ao Vivo
2019 Conversando com o Abajur (EP)

DVD

2013 Duas Gerações - Ao Vivo
2015 40 Anos - Ao Vivo em Brasília