Westlife

Biografia

Westlife
Westlife (formado em Dublin, Irlanda) é um grupo Pop contratado por Simon Cowell e assessorados pelo magnata da música, Louis Walsh. O grupo provou seu extremo êxito na Irlanda e no Reino Unido, como no resto da Europa, e também se popularizou na América do Sul, África, Australia e Ásia. Venderam mais de 50 milhões de álbuns e singles pelo mundo.

O grupo foi formado em julho de 1998 e encerrou suas atividades em 2012, tendo como membros Kian Egan, Mark Feehily, Shane Filan, Nicky Byrne, e Bryan McFadden.

Tudo começou numa cidadezinha no Noroeste da Irlanda chamada Sligo. Shane, Kian e Mark estavam participando de uma montagem teatral de "Grease – Nos Tempos da Brilhantina" num teatro local. Depois da última apresentação da peça, houve uma festa e todos os atores que interpretavam os T-Birds começaram a cantar juntos. Foi então que uma garota percebeu que eles tinham boas vozes e cantavam muito bem juntos. Eles resolveram seguir o conselho dela e formaram uma banda: Six As One. Nessa época, a banda era composta por: Shane, Kian, Mark, Michael, Derrick e Graham. A primeira apresentação do Six As One foi no Southern Hotel em Sligo e logo após esse show, eles voltaram a atuar em Grease, mas dessa vez, os intervalos da peça eram marcados por pequenas apresentações da banda.

A popularidade da banda era cada vez maior Sligo, mas eles achavam que precisavam de um nome que ficasse na memória das pessoas, foi então que a banda passou a se chamar IOU. Resolveram também escrever suas próprias canções, pois antes só cantavam covers. A primeira música composta por eles foi "Together Girl Forever".

Muitos empresários foram atraídos para Sligo, mas nenhuma das propostas agradou os rapazes que resolveram lançar um CD single de "Together Girl Forever" por uma gravadora independente. O single teve boas vendas em Sligo.
Enquanto isso, a mãe de Shane mandou várias cópias desse single para Louis Walsh (empresário do Boyzone), esperando convencê-lo a falar com a banda. E Por fim, conseguiu. Shane e o restante do grupo ficaram muito surpresos, pois não sabiam das tentativas dela.

Louis gostou do que viu, mas precisava fazer um teste. Então, o IOU foi escolhido para fazer o show de abertura do grande concerto dos Backstreet Boys em Dublin. A apresentação duraria 15 minutos e eles teriam que cantar 3 músicas. As escolhidas foram: "Together Girl Forever", "Everlasting Love" e "Pinball Wizard" do The Who. O visual também precisava de cuidados, por isso foram a uma loja chamada EJ’s Menswear, onde compraram calças e blusas para o show.

A apresentação foi um sucesso e em fevereiro de 1998, Louis decidiu contratá-los. Mas agora vinham as más notícias: o grupo teria apenas 5 integrantes, portanto alguém teria que deixar o grupo. Derrick foi o escolhido por ser o mais velho de todos.

Com os rapazes escolhidos, o trabalho de promoção começou. Eles gravam uma fita demo que foi distribuída à várias gravadoras. Foi então que o Ronan surgiu, para ajudar a desenvolver o grupo. A química entre eles foi tanta que Louis pediu que Ronan fosse co-empresário da banda. O primeiro encontro com uma gravadora também estava agendado, mas acabou não dando certo, pois só havia interesse em contratar Kian e Mark, que negaram o convite por acreditar no talento do grupo.
Louis então notou que a banda não teria sucesso se mantivesse todos os integrantes. Graham foi o escolhido para deixar o grupo.

Com apenas quatro integrantes, a busca pelo quinto membro começava. Trezentos jovens se candidataram à vaga, entre eles, dois amigos que estavam ali apenas por curtição: Nicky Byrne e Bryan Mcfadden. Nicky vestia um terno preto e cantou "Father and Son" do Boyzone. Bryan tinha uma aparência quase rude vestindo calças jeans e cantou "Get Down" dos Backstreet Boys.

Foram seis finalistas e depois apenas dois: Nicky e Bryan. Ninguém conseguia se decidir entre os dois e os dois acabaram sendo escolhidos. Após uma pequena temporada em Sligo, eles já estavam super enturmados. Aí veio mais uma decepção: mais alguém teria que deixar a banda, pois ela só teria 5 integrantes. Foi a vez de Michael deixar o grupo.

Com o grupo formado, em Julho de 1998, eles foram convidados para participar da turnê da rádio 2FM. Contrataram um tour manager, Anto Byrne, que continua com a banda até hoje e finalmente assinaram um contrato com a RCA. Louis quis mudar o nome da banda e após algumas discussões, Westside foi o nome escolhido.

A seguir eles se juntaram à turnê inglesa do Boyzone, onde cantavam quatro músicas: "Swear It Again", "If I Let You Go", "Everybody Knows" e "Flying Without Wings". O sucesso foi imenso e eles começaram a sair em revistas, aparecer constantemente em programas de televisão e rádio. Mas surgiram também as primeiras brigas internas, até que o Kian percebeu que se eles não parassem com as briguinhas, uma carreira brilhante poderia ser arruinada antes mesmo de começar. Desse momento em diante, as brigas acabaram e eles ficaram ainda mais confiantes.

Após participarem da turnê Smash Hits Roadshow da revista inglesa Smash Hits, eles ganharam seu primeiro prêmio, Artista Revelação, votado pelos leitores dessa revista.
O grande teste foi quando eles tiveram que fazer um showcase para jornalistas e empresários de outras gravadoras, para que o grupo fosse oficialmente apresentado à mídia. Foi necessário muito ensaio, mas o show foi perfeito.
Porém, já havia um banda americana chamada Westside e infelizmente, eles tiveram que trocar de nome novamente. A banda passava a se chamar Westlife.

Shane Filan, Mark Feehily e Bryan McFadden na maioria das vezes que dividem os vocais principais. Alguns deles tocam instrumentos (Kian e Bryan tocam violão e piano) e todos os cinco são compositores, entretanto a maioria de seus hits foram compostos por outros autores. As influências musicais do grupo includem boysbands como Boyzone, Take That e Backstreet Boys, bem como o grupo Boyz II Men.

A primeira grande aparição do Westlife se deu em 1998, quando os garotos abriram um show dos Backstreet Boys em Dublin. Posteriormente no mesmo ano, eles ganharam o prêmio "Best New Your Act" na Smash Hits Poll Winners Party.

Em março de 1999, o primeiro single da banda, Swear It Again, foi lançado, indo direto para o topo das paradas na Irlanda e no Reino Unido. O sucesso da banda foi confirmado quando o segundo single, If I Let You Go, emplacou nas paradas em agosto de 1999, ficando também em primeiro lugar, seguido por Flying Without Wings em novembro, que repetiu o feito. O Westlife foi a primeira banda a alcançar o #1 do novo milênio. através do single I Have a Dream / Seasons in the Sun. O primeiro álbum, entitulado Westlife, foi lançado em novembro de e foi um enorme sucesso, alcançando o #2 nas paradas de vendas. A álbum incluía os 4 singles #1 e também o próximo hit, Fool Again, que também chegou ao topo em abril de 2000.

O próximo álbum foi rapidamente gravado e lançado em novembro de 2000. Coast to Coast foi um grande estouro no Reino Unido, tornando-se o 4º CD mais bem vendido do ano.

O álbum foi precedido por um dueto com Mariah Carey do clássico de Phil Collins, Against All Odds (Take a Look at Me Now). Para o lançamento do CD, a balada My Love foi selecionada para ser o primeiro single. Ambas as músicas chegaram ao #1 nas paradas britânicas. Com isso, Westlife quebrou um recorde inesperado, tendo seu sete primeiros singles no topo das paradas. Em dezembro de 2000, entretanto, o recorde foi rompido quando eles falharam em assegurar o oitavo topo de parada.

Em 2001, os garotos lançaram sua primeira turnê mundial, apelidada em caráter não-oficial de "The No Stools Tour", por conta da reputação da banda em se apresentar sentada em banquinhos. Em novembro do mesmo ano, lançaram o terceiro CD, World of Our Own, incluindo os hits #1 Uptown Girl (somente incluída da versão européia do CD, tendo sido lançada no Brasil em uma edição especial do CD Coast to Coast), Queen of My Heart e World of Our Own.

Em novembro de 2002, foi lançada a primeira compilação de sucessos do Westlife, sob o título Unbreakable - The Greatest Hits, Vol. 1, o que gerou rumores de uma separação dos meninos. De qualquer modo, em 2003 um quarto álbum de inéditas foi lançado, Turnaround, o quarto #1 consecutivo em 4 anos. Este CD trazia os singles Hey Whatever, Obvious e o 12º single #1 , Mandy, cover do antigo sucesso de Barry Manilow . Em 2003, Westlife ganhou o prêmio "Record of the Year" pela terceira vez em cinco anos.

Em 9 de março de 2004, Bryan McFadden deixou a banda para dedicar o seu tempo à família: sua esposa Kerry Katona, antiga componente da banda Atomic Kitten, e suas duas filhas, Molly (nascida em 2001) e Lilly Sue (nascida em 2003). Posteriormente, Bryan e Kerry romperam seu casamento e Bryan iniciou sua carreira solo como Brian McFadden, seu nome original (de registro). Seu primeiro single, "Real To Me", estreou em #1 nas paradas.

Se a perda de um membro significa o início do fim para as bandas de música pop, esse não foi o caso atravessado pelo Westlife. Menos de um mês após a saída de McFadden, os garotos deram início à sua quarta turnê. Depois lançaram "Allow Us To Be Frank" no mesmo ano, um CD com covers de sucessos da Rat Pack, tendo sido "Ain't That A Kick In The Head" a primeira música de trabalho.

Em 2005, após uma pausa de 4 meses, o Westlife retornou com "You Raise Me Up", um cover do Secret Garden, o primeiro single de "Face to Face", sétimo álbum da banda. Em 6 de novembro de 2005, tanto o álbum quanto o single ("You Raise Me Up") chegaram no #1 nas paradas britânicas - foi a primeira vez que a banda teve álbum e single alcançando a mesma posição na mesma semana. Tendo sobrevivido mais que qualquer outra boy band, os membros do Westlife continuaram se divertido às custas das especulações em torno de um suposto fim da banda, afirmando que querem chegar ao recorde de 20 singles #1 no Reino Unido.

Pelo menos até 2005, o Westlife já havia lançado 5 álbuns originais de música pop, uma coletânea e um álbum inspirado nos tempos do Rat Pack. Isso trouxe o reconhecimento de seus trabalhos advindo de várias partes do mundo, especialmente da Escandinavia e da Asia, mas também da Europa, Canada, America Latina, Africa do Sul, Australia e inclusive do Iraque.

Westlife fez parcerias no cenário musical com grandes nomes da indústria fonográfica. Dentre esses nomes, podemos destacar Mariah Carey, Donny Osmond, Lulu, Donna Summer, Diana Ross e, recentemente, Delta Goodrem. Claudia Schiffer e Vinnie Jones são dois nomes que estiveram presente em algum videoclipe da banda. Westlife também colaborou com BoA, sensação da música asiática, em uma versão coreana de uma música que figurou no álbum Shine We Are!, gravado pela cantora.

O Westlife ainda não alcançou o estrelato no mercado dos Estados Unidos. O primeiro single e videoclipe da banda, "Swear It Again", foi lançado em 2000 nos EUA e foi um hit nas rádios e na MTV, alcançando a posição #20 no Billboard Hot 100 e tendo uma breve aparição no programa Total Request Live da MTV Americana. O primeiro CD lançado nesse território também saiu em 2000, não obtendo êxito. Em 2002, uma tentativa de promover e lançar uma versão norte-americana do CD "World Of Our Own" foi foi descartada pelo declínio das boy bands nos EUA naquele ano. O mais conhecido sucesso do Westlife no país é "Flying Without Wings", levando em consideração o #10 nas paradas e sendo posteriormente um sucesso na voz de Ruben Studdard, ganhador da segunda edição do reality show American Idol. Em 2003, a banda foi a Nashville para participar de um documentário de TV e regravar uma música originalmente cantada pela lenda da música country Kenny Rogers, "Daytime Friends", o que levou a banda a ser bem elogiada.

A banda ganhou o prêmio Record of the Year da ITV quatro vezes, com "Flying Without Wings" em 1999, "My Love" em 2000, "Mandy" em 2003 e "You Raise Me Up" em 2005. Eles também ganharam 2 Brit Awards.
Todos os membros do Westlife tiveram sucesso ao conciliar carreira e vida pessoal. Nicky Byrne casou em julho de 2003 com Georgina Ahern, filha do primeiro ministro irlandês, Bertie Ahern. Georgina agora está grávida de gêmeos. Shane Filan casou com Gillian Walsh, prima de Kian Egan, no dia 28 de dezembro de 2003, e se tornou pai em 2005, quando Gillian deu a luz à Nicole, em 23 de julho. Kian Egan está namorando a atriz de Hollyoaks ex-membro da banda Girl Thing Jodi Albert. Em 19 de agosto de 2005, Mark Feehily saiu do armário publicamente, através do tablóide britânico The Sun, e anunciou seu namoro com Kevin McDaid da extinta boy band V.

Kian Egan figurou no reality show do ITV1 "The X-Factor" (programa de talentos semelhante ao formato do American Idol), ao lado de seu assessor Louis, ajudando-o a selecionar os 12 finalistas para os shows ao vivo. Kian declarou no "Sharon Osbourne Show" que gostou de atuar como jurado e apreciou em especial dois artistas participantes do programa: Ben e Eton Rd.

Westlife deu início à sua primeira turnê asiática em 4 de setembro de 2006 pela Filipnas, Coréia do Sul, Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Indonésia. A turnê australiana teve de ser adiata devido ao atraso das gravações do novo álbum.

Westlife assinou um novo acordo com a Sony/BMG para a gravação de mais cinco álbuns. O oitavo álbum de estúdio foi lançado dia 20 de novembro de 2006, trazendo somente covers de antigos sucessos, como Total Eclipse of the Heart, de Bonnie Tyler, produzida por Jim Steinman, e um dueto com Delta Goodrem em "All Out of Love", sucesso originalmente cantado e gravado pela banda Air Supply em 1980.

O primeiro single retirado do The Love Album é uma versão para o clássico de Bette Midler, The Rose, o 14º single #1 britânico (e a 15ª música #1, considerando que I Have a Dream / Seasons in the Sun foi um single duplo). Isso fez com que o Westlife tivesse o terceiro maior feito (ao lado de Cliff Richard) na história das paradas britânicas, obtendo o maior número de singles #1, ainda atrás de Elvis Presley (que tem 21 singles #1, 18 deles são canções diferentes), Madonna (20 singles #1) e The Beatles (17 singles #1).

Em 2019 lançaram o álbum Specutrum, alcançando pela oitava vez o número #1 nas paradas do Reino Unido.

Publicado em 16 Sep 2007, 17:19


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.