The Soup Dragons

Biografia

The Soup Dragons
O grupo foi formado no meio dos anos 80, pelo guitarrista e vocalista Sean Dickson, que chamou o, também, guitarrista Jum McCulloch, o baixista Sushil Dade e o baterista Ross Sinclair. Com esta formação lançaram, em 1986, um misto de pop com punk rock, chamado Hang-Ten!, um EP produzido pelo selo Raw TV Products, que teve reedição, um ano depois, pela Sire Records.

Já no segundo disco, This is Our Art, as primeiras mudanças no estilo do Soup Dragons. This is Our Art vem com muito funk, mesclado a momentos hard rock, mas carregado daquele tipo de pop que marcaria a década de noventa, quando falamos das bandas britânicas. Mas, em 1990, com a invasão das raves e da música eletrônica, vários gripos resolveram investir no estilo, e o Soup Dragons foi uma deles. O terceiro disco, Lovegod, já vinha com uma fusão de acid house e rock que rendeu, a Manchester, o apelido de Madchester, já que várias bandas de lá apostaram nisso.

Lovegod saiu pelo selo Big Life, na Inglaterra, mas teve distribuição mundial pela Polygran, que abraçou a cena completamente. É deste disco o maior sucesso da banda, pelo menos no Brasil, I´m Free, cover de uma música dos Stones, que ficou irreconhecível na versão do Soup Dragons.

Dois anos depois, já sem terem a mídia babando, lançam Hotwired, que teve o single de Divine Thing, no topo das paradas inglesas. O disco entrava mais ainda na cultura rave, com canções hipnóticas, mas dando uma cara mais alternativa ao som feito pela banda e é considerado o melhor trabalho deles. Pouco tempo depois do lançamento, todos os membros pulam do barco do Soup Dragons e apenas o líder, Sean Dickson, continua firme. Com músicos convidados, principalmente o pessoal da Scottiche Chamber Orchestra, ele lança, em 1994, o último trabalho da banda. Hydrophonic, segue pelo mesmo caminho dos anteriores, mas vem com muito mais funk, soul e hip-hop, misturado ao rock.

Em 1996, Dickson acaba, finalmente, com o Soup Dragons e monta o High Fidelity. Com o novo grupo, no mesmo ano, coloca no mercado um EP e lança uma série de singles, até que, em 2002, sai o CD Demonstration. Revistas especializadas em música, na Inglaterra, colocam o disco como um dos 100 trabalhos que você tem que ouvir.


Por Valdir Antonelli

Publicado em 13 Nov 2007, 18:19


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.