Loading...
BIOGRAFIA

The Black Eyed Peas é uma banda de hip-hop que começou seu trabalho em Los Angeles, EUA, em 1989, e desde então conquistaram muitos ouvintes. Venderam 29 milhões de discos.

Tudo começou, em Los Angeles em 1989, quando will.i.am e Apl.de.ap se conheceram na adolescência e fundaram um grupo de dança break, o Tribal Nation.

Depois de um certo tempo, decidiram parar de apenas dançar e começar a cantar. Daí nasceu o Atban Klann, com o qual Will e Apl assinaram um contrato com a Ruthless Records, com o selo do rapper Eazy E. Só que, acabaram sendo ofuscados pelo gangsta rap, um estilo musical que se expandia muito naquela época. Eles gravaram um CD que nunca foi lançado e qualquer chance de sucesso na Ruthless se esvanesceu quando Eazy-E morreu de AIDS, em 1995.

Will e Apl repensaram tudo e fundaram o The Black Eyed Peas, agora com o amigo de festas e companheiro, o MC e dançarino Taboo. Três anos depois, o grupo de hip hop acrescentou a backing vocal Kim Hill e lançou seu primeiro álbum, Behind the Front (1998), que teve participação da cantora Macy Gray.

O sucesso do BEP não ia além do mundo hip hop de Los Angeles, até que o segundo álbum, Bridging the Gap (2000), atraiu mais atenção graças a participação de grandes estrelas do hip-hop como Wyclef Jean e, novamente, Macy Gray.

Mas o estouro mundial viria em 2003, quando o álbum Elephunk foi lançado, com a entrada da vocalista Fergie, substituindo Kim Hill. A entrada de Fergie na banda foi curiosa.

Na turnê de Bridging the Gap,chamaram-na para cantar no palco. A loira subiu e soltou a voz, o que agradou muito os fãs. Nisso, Kim Hill acabou desistindo. O primeiro single do álbum, Where Is the Love, contou com a participação do astro Justin Timberlake e ganhou vários discos platina e ouro em alguns países. Também mostraram seu gosto pelo Brasil na canção “Sexy”, que usa samples de “Insensatez”, uma bossa nova de Tom Jobim.

O sucesso foi tanto que o grupo ficou um ano e meio em turnê mundial, passando pelo Brasil em julho de 2004, e gravando um novo álbum, denominado Monkey Business, durante os intervalos da viagem.

O 5ª Álbum de estúdio do grupo, denominado The E.N.D (The Energy Never Dies), foi um sucesso comercial mundialmente. O CD contou com 5 singles (Boom Boom Pow, I Gotta Feeling, Meet Me Halfway, Imma Be Rocking That Body - união de duas músicas do CD, e Missing You). O sucesso massivo fez com que a era The E.N.D. ganhasse um relançamento, com músicas numa versão deluxe e um turnê mundial denominada The E.N.D. World Tour. Um DVD foi gravado durante a turnê, mas ainda não foi lançado.

Em 2010, BEP lançou seu mais recente álbum de estúdio. Denominado "The Beginning" o álbum possui até então 3 singles: The Time (Dirty Bit) - com samples de (I've Had) The Time Of My Life, Just Can't Get Enough e Don't Stop The Party. O CD possui três versões, a standard com 12 faixas, a deluxe com 15, e a super deluxe com 18 faixas mais um CD com os 5 singles mundiais do The E.N.D. Atualmente, o Black Eyed Peas trabalha com a The Beginning Tour e a promoção deste CD.



Fergie entrou em carreira solo com o lançamento do CD The Dutchess e seu primeiro single, “London Bridge”, estourou nas paradas de sucesso e chegou a #1 na Billboard Hot 100, desbancando o hit Promiscuous da rival, Nelly Furtado. “Fergalicious”, segundo single do CD, alcançou o segundo lugar na parada mais importante da música, a Billboard Hot 100, perdendo apenas para “Irreplaceable”, de outra musa do hip-hop, Beyoncé.

O hit seguinte, “Glamorous”, consegui chegar ao topo da Billboard e permanecer por algumas semanas nessa posição. O quarto single, lançado em Abril de 2007, foi “Big Girls Don’t Cry”, e foi o single de maior destaque do álbum, alcançando o topo de várias paradas no mundo e foi eleita pela Billboard a música mais tocada de 2007. O quinto e último single foi “Clumsy”, música fez muito sucesso no Brasil e nos EUA.

will.i.am também voltou a trabalhar em sua carreira solo, que ele havia começado desde seu primeiro álbum, Lost Change, lançado em 2001. O novo álbum se chama Songs About Girls e teve 3 singles: “I Got It From My Mama”, “Heartbreaker”, e “One More Chance”.

Taboo também pretende lançar um disco solo, intitulado ‘Taboo’, que já tem um Primeiro single: You Girl.

O Nome
Will.i.am explicou que a inspiração para o nome “The Black Eyed Peas” veio de uma banda famosa, Red Hot Chili Peppers, uma das bandas que mais o influenciou. Assim como o quarteto americano, Will queria para o grupo o nome de uma comida. Black Eyed Peas, traduzido para o português, significa “feijão-frade”.

Integrantes

Will.i.am (William Addams)
Apl.de.Ap (Allen Pineda)
Fergie (Stacy Ferguson)
Taboo (Jaime Goméz)


Álbuns de estúdio

Behind the Front (1998) - 980 Mil cópias
Bridging the Gap (2000) - 1,2 Milhão de cópias
Elephunk (2003) - 7 Milhões de cópias
Monkey Business (2005) - 9 Milhões de cópias
The E.N.D. (The Energy Never Dies) (2008)
The Beginning


DVDs

Behind the Bridge to Elephunk (2004)
Live From Sydney to Vegas (2006)

www.BlackEyedPeas.com