The Black Eyed Peas

Biografia

The Black Eyed Peas
The Black Eyed Peas é uma banda de hip-hop que começou seu trabalho em Los Angeles, EUA, em 1989, e desde então conquistaram muitos ouvintes. Venderam 29 milhões de discos.

Tudo começou, em Los Angeles em 1989, quando will.i.am e Apl.de.ap se conheceram na adolescência e fundaram um grupo de dança break, o Tribal Nation.

Depois de um certo tempo, decidiram parar de apenas dançar e começar a cantar. Daí nasceu o Atban Klann, com o qual Will e Apl assinaram um contrato com a Ruthless Records, com o selo do rapper Eazy E. Só que, acabaram sendo ofuscados pelo gangsta rap, um estilo musical que se expandia muito naquela época. Eles gravaram um CD que nunca foi lançado e qualquer chance de sucesso na Ruthless se esvanesceu quando Eazy-E morreu de AIDS, em 1995.

Will e Apl repensaram tudo e fundaram o The Black Eyed Peas, agora com o amigo de festas e companheiro, o MC e dançarino Taboo. Três anos depois, o grupo de hip hop acrescentou a backing vocal Kim Hill e lançou seu primeiro álbum, Behind the Front (1998), que teve participação da cantora Macy Gray.

O sucesso do BEP não ia além do mundo hip hop de Los Angeles, até que o segundo álbum, Bridging the Gap (2000), atraiu mais atenção graças a participação de grandes estrelas do hip-hop como Wyclef Jean e, novamente, Macy Gray.

Mas o estouro mundial viria em 2003, quando o álbum Elephunk foi lançado, com a entrada da vocalista Fergie, substituindo Kim Hill. A entrada de Fergie na banda foi curiosa.

Na turnê de Bridging the Gap,chamaram-na para cantar no palco. A loira subiu e soltou a voz, o que agradou muito os fãs. Nisso, Kim Hill acabou desistindo. O primeiro single do álbum, Where Is the Love, contou com a participação do astro Justin Timberlake e ganhou vários discos platina e ouro em alguns países. Também mostraram seu gosto pelo Brasil na canção “Sexy”, que usa samples de “Insensatez”, uma bossa nova de Tom Jobim.

O sucesso foi tanto que o grupo ficou um ano e meio em turnê mundial, passando pelo Brasil em julho de 2004, e gravando um novo álbum, denominado Monkey Business, durante os intervalos da viagem.

O 5ª Álbum de estúdio do grupo, denominado The E.N.D (The Energy Never Dies), foi um sucesso comercial mundialmente. O CD contou com 5 singles (Boom Boom Pow, I Gotta Feeling, Meet Me Halfway, Imma Be Rocking That Body - união de duas músicas do CD, e Missing You). O sucesso massivo fez com que a era The E.N.D. ganhasse um relançamento, com músicas numa versão deluxe e um turnê mundial denominada The E.N.D. World Tour. Um DVD foi gravado durante a turnê, mas ainda não foi lançado.

Em 2010, BEP lançou seu mais recente álbum de estúdio. Denominado "The Beginning" o álbum possui até então 3 singles: The Time (Dirty Bit) - com samples de (I've Had) The Time Of My Life, Just Can't Get Enough e Don't Stop The Party. O CD possui três versões, a standard com 12 faixas, a deluxe com 15, e a super deluxe com 18 faixas mais um CD com os 5 singles mundiais do The E.N.D. Atualmente, o Black Eyed Peas trabalha com a The Beginning Tour e a promoção deste CD.



Fergie entrou em carreira solo com o lançamento do CD The Dutchess e seu primeiro single, “London Bridge”, estourou nas paradas de sucesso e chegou a #1 na Billboard Hot 100, desbancando o hit Promiscuous da rival, Nelly Furtado. “Fergalicious”, segundo single do CD, alcançou o segundo lugar na parada mais importante da música, a Billboard Hot 100, perdendo apenas para “Irreplaceable”, de outra musa do hip-hop, Beyoncé.

O hit seguinte, “Glamorous”, consegui chegar ao topo da Billboard e permanecer por algumas semanas nessa posição. O quarto single, lançado em Abril de 2007, foi “Big Girls Don’t Cry”, e foi o single de maior destaque do álbum, alcançando o topo de várias paradas no mundo e foi eleita pela Billboard a música mais tocada de 2007. O quinto e último single foi “Clumsy”, música fez muito sucesso no Brasil e nos EUA.

will.i.am também voltou a trabalhar em sua carreira solo, que ele havia começado desde seu primeiro álbum, Lost Change, lançado em 2001. O novo álbum se chama Songs About Girls e teve 3 singles: “I Got It From My Mama”, “Heartbreaker”, e “One More Chance”.

Taboo também pretende lançar um disco solo, intitulado ‘Taboo’, que já tem um Primeiro single: You Girl.

O Nome
Will.i.am explicou que a inspiração para o nome “The Black Eyed Peas” veio de uma banda famosa, Red Hot Chili Peppers, uma das bandas que mais o influenciou. Assim como o quarteto americano, Will queria para o grupo o nome de uma comida. Black Eyed Peas, traduzido para o português, significa “feijão-frade”.

Integrantes

Will.i.am (William Addams)
Apl.de.Ap (Allen Pineda)
Fergie (Stacy Ferguson)
Taboo (Jaime Goméz)


Álbuns de estúdio

Behind the Front (1998) - 980 Mil cópias
Bridging the Gap (2000) - 1,2 Milhão de cópias
Elephunk (2003) - 7 Milhões de cópias
Monkey Business (2005) - 9 Milhões de cópias
The E.N.D. (The Energy Never Dies) (2008)
The Beginning


DVDs

Behind the Bridge to Elephunk (2004)
Live From Sydney to Vegas (2006)

www.BlackEyedPeas.com

Publicado em 04 Mar 2009, 14:54


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.