Selena

Biografia

Selena
Selena Quintanilla-Pérez (Lake Jackson, Texas, 16 de abril de 1971 – Corpus Christi, Texas, 31 de março de 1995), mais conhecida artisticamente apenas como Selena, foi uma cantora, compositora, produtora musical, atriz, dançarina, modelo, multi-instrumentista, designer de moda, estilista e empresária estadunidense.

Filha mais nova de um casal mexicano, Selena, que era bilíngue em inglês e em espanhol, estreou no cenário musical em 1981, como vocalista da banda Selena y Los Dinos, que também incluía seus irmãos mais velhos, A.B. Quintanilla III e Suzette Quintanilla, que tocava bateria. Lançou seu primeiro álbum aos treze anos de idade, Selena Y Los Dinos, em 1984. Selena Y Los Dinos lançaram mais 6 álbuns ao longo dos anos, são eles The New Girl in Town (1985), Alpha (1986), Muñequito De Trapo (1987), And The Winner Is... (1987), Preciosa e Dulce Amor (1988).

Sua popularidade cresceu tanto depois que ela ganhou o prêmio Vocalista Feminina do Ano em 1987 no Tejano Music Awards, assinando um contrato com a gravadora EMI, dois anos depois. Selena, então, assinou com a EMI Latin em 1989 e lançou seu álbum de estreia autointitulado Selena, como cantora solo, enquanto seu irmão se tornou, juntamente a seu pai, seu empresário e produtor musical. Selena, ao longo da carreira, ganhou nove vezes consecutivas o prêmio de melhor cantora, sendo muito elogiada pela crítica mundial, tanto por sua beleza, quanto por sua excelente voz, ao mesmo tempo delicada, mas potente, alcançando grandes extensões.

Selena lançou seu segundo álbum, Ven Conmigo, em 1990, sendo o primeiro álbum da cantora a ser ouro, certificado pela RIAA. As músicas do Ven Conmigo são principalmente canções de amor ou músicas que seguem as lutas de uma mulher depois de muitos relacionamentos fracassados.

Em 1992, Entre A Mi Mundo é lançado, sendo o terceiro álbum de estúdio de Selena. Em sua estreia no grupo, o guitarrista Chris Pérez se apaixonou por Selena, porém Abraham Quintanilla, pai de Selena, desaprovou esta relação, demitindo Chris da banda. Em 2 de abril de 1992, Chris e Selena se casaram escondido em uma pequena cerimônia no cartório, onde Selena adotou o sobrenome de seu marido. Abraham descobriu o casamento pela rádio, porém assim que Selena chegou em casa, a mesma confirmou para o pai que ficou revoltado. Eles ficaram três meses sem se falar, até que seu pai aceitou o casamento da filha.

Em 1993, Selena junto com sua banda lançaram o álbum ao vivo intitulado Live Selena, O álbum foi gravado durante um show gratuito no Memorial Coliseum em Corpus Christi, Texas, em 7 de fevereiro de 1993. No mesmo ano, Selena fez sua estreia no estádio Houston Rodeo Astrodome para aproximadamente 60.000 pessoas.

1994, foi um grande ano para Selena. Lançou no começo do ano o famoso álbum Amor Prohibido, sendo seu quarto álbum de estúdio, que a colocou no topo das paradas latinas, muito bem avaliado pela público e críticos. O álbum Live Selena rendeu uma indicação no GRAMMY, na categoria de Melhor Álbum Mexicano-Americano, levando o prêmio para casa, fazendo Selena se tornar o primeiro ato Tejano a ganhar um GRAMMY. Esse foi o primeiro GRAMMY de Selena. No restante do ano, Selena se dividia entre as gravações do seu primeiro álbum em inglês e seu quinto álbum de estúdio. Selena fez seu segundo show no estádio Astrodome, com 61.000 pessoas presentes no dia, quebrando seu próprio recorde do show de 1993. A cantora também abriu sua própria butique no mesmo ano, chamada “Selena Etc.”, com sua própria marca e loja de roupas e salão de beleza. No total, Selena abriu duas butiques.

Em 1995, Selena fez seu terceiro e último show televisionado de sua vida no estádio Astrodome, quebrando seu recorde mais uma vez, com 66.000 pessoas presentes no estádio. O jumpsuit roxo brilhante que Selena usou no dia ficou marcado na sua carreira, muitas celebridades recriaram o macacão roxo para o Halloween, famosos como Kim Kardashian, Ciara, Demi Lovato e outros. Mais tarde, o show que Selena fez no Astrodome se tornou um álbum, intitulado Live-The Last Concert. O último show definitivo de Selena foi em 19 de março de 1995, um show pequeno em Bryan, no Texas.

Uma mulher chamada Yolanda Saldívar entrou no círculo íntimo da cantora, tornando-se presidente do fã-clube de Selena e gerente das boutiques. Em março de 1995, os Quintanillas descobriram que Saldivar havia desviado dinheiro das butiques e decidiram demiti-lá. Selena concordou em se encontrar com Saldivar em um Corpus Christi Days Inn na manhã de 31 de março de 1995, a fim de recuperar a papelada para fins fiscais. No motel, Yolanda armou uma cena, fingindo desespero, e então, uma discussão se iniciou sobre o peculato e Saldivar confessou toda sua raiva e inveja pela Selena, retirando uma arma de sua bolsa e atirando no ombro direito inferior da cantora, que cortou uma artéria ligada ao coração. Selena Quintanilla-Pérez foi declarada morta horas depois no hospital.

Após quase 10 horas de negociação, Yolanda se entregou, sendo considerada a partir daquele momento a principal suspeita do crime. Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condenou Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau, com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos.

A morte de Selena causou um grande impacto nos Estados Unidos. Redes de televisão pararam completamente suas programações para noticiarem sobre a morte da cantora. Rádios tocavam suas músicas sem parar. O crime foi capa do The New York Times por dois dias seguidos. Artistas como Madonna, Julio Iglesias, Thalía e Gloria Estefan manifestaram na imprensa suas condolências à família de Selena. Numerosos memoriais e vigílias foram realizadas em memória da cantora. Cerca de 300 mil fãs compareceram ao funeral e enterro de Selena, que está sepultada no Seaside Memorial Park, em Corpus Christi.

Em 18 de julho de 1995, o tão sonhado álbum em inglês de Selena, Dreaming Of You, foi lançado postumamente, sendo o quinto e último álbum de estúdio da cantora. Estreou em #1 na Billboard 200, vendendo 117.000 cópias no primeiro dia e 331.000 na primeira semana, se tornando o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina.

Em 1997, Warner Bros e Q Productions lançaram o filme biográfico "Selena", baseado na vida pessoal e a carreira de Selena, protagonizado por Jennifer Lopez. O filme foi responsável por projetar JLo e transformá-la em uma grande estrela mundial, e também por tornar Selena mundialmente conhecida. Em dezembro de 2020, a Netflix lançou "Selena: A Série", juntamente com a família de Selena na produção, com base em sua infância, antes da fama, seu espaço na indústria da música e sua importância para o cenário latino, interpretado por Christian Serratos. A série contém duas partes com 18 episódios no total. A segunda e última parte foi lançada em maio de 2021.

O legado de Selena ainda segue vivo, depois de duas décadas de sua precoce partida, sua família desde então lançou inúmeras coletâneas e dois álbuns remixados, sendo eles, Enamorada De Ti com colaborações de cantores grandes como Selena Gomez e Dom Omar lançado em 2012 e MOONCHILD MIXES lançado em 2022.

Publicado em 02 Feb 2008, 03:23


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.