Ronnie Von

Biografia

Ronnie Von
Ronaldo Lindenberg von Schilgem Cintra Nogueira, mais conhecido como Ronnie Von, (Niterói, 17 de julho de 1944) é um cantor e apresentador de televisão brasileiro.
Nascido em Niterói sob o signo de câncer, em 17 de julho de 1944, nos primeiros minutos de uma Segunda-feira.
Teve uma infância tranquila, fazendo muitas molecagens como era comum nas crianças da sua idade.
Em 1960 prestou exame para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena, tinha 15 anos, entrou em 72º lugar, entre 4000 candidatos e 240 aprovados. Aos 17 anos de idade fez seu primeiro vôo sozinho num Folker T-21, um dos dias mais emocionantes de sua vida. Foi um bom piloto, mas fez um montão de molecagens, coisas da juventude.
Mas ser piloto não era o seu destino, então saiu da escola da Aeronáutica e foi para a faculdade de Economia onde passou a estudar a noite e durante o dia a trabalhar com seu tio que administrava empresas que operavam no mercado de capitais. Tempos depois casou-se com Aretusa, mãe de seus dois primeiros filhos e montou uma distribuidora de valores, começando a operar no mercado paralelo. Não obteve muito sucesso e teve que vender seu carro, presente de casamento de seu pai, e outros bens para honrar seus compromissos.
Em 1964 começou a interessar-se pelos Beatles, que tornaram-se seus grandes ídolos, iniciando assim o seu interesse pela música.
Em 1965, muito amigo de Eli Barra, um dos integrantes do grupo Brazilian Beatles (grupo “cover” dos Beatles), foi apresentado ao produtor Glauco Pereira, que sentindo o talento e as grandes possibilidades do rapaz, contratou-o imediatamente.
Sua estréia deu-se no programa "Brazilian Beatles Club" (1965), na antiga TV Excelsior do RJ, onde cantou a música mais bonita da época "You’ve Got To Hide Your Love Away," de Lennon e McCartney, tema do filme HELP, surgindo a seguir o seu contrato com a Philips, lançando seu 1º compacto com a música “Meu Bem”, versão feita pelo próprio Ronnie com o auxílio de seu pai, da música "Girl".
Agnaldo Rayol, em seu programa Corte Rayol Show, foi a grande chance que Ronnie procurava para vencer em SP, onde recebeu a consagração de ídolo (seus olhos verdes e tristes, conquistaram os corações das garotas).


A partir de "Meu Bem", abriram-se as portas para um novo ídolo do iê iê iê.
Passando pelo programa de Hebe Camargo, tornou-se o “Pequeno Príncipe” (1966), um título que perdura até hoje.
Outubro de 1966, com o sucesso de "Meu Bem" Ronnie ganha um programa exclusivo na TV Record: “O Pequeno Mundo De Ronnie Von”.
No mesmo ano de 1966 surge o 1º LP, e os shows começam a aparecer por todo o país. Depois de "Meu Bem", um novo sucesso: "A Catedral".
Em 1967 Ronnie Von grava “A Praça”, música de Carlos Imperial, com a qual vendeu muitos discos, mostrando um cantor mais versátil, menos “Beatles”, mas igualmente romântico. O estouro desta música mudou muito a vida de Ronnie, todas as cidades queriam conhecer o cantor de “A Praça”.
Com o final do “Pequeno Mundo”, Ronnie viaja para a Disneylândia onde passa 17 dias e aprende muitas coisas no bairro dos Hippies, voltando psicodélico.
Com o seu retorno vieram outros programas:
-Ronnie & Ronaldo (TV Record - NOV/67)
-Na rádio Jovem Pan, “O mundo colorido de Ronnie Von” (67 / 68)
-Ronnie Von Especial (TV Record 1968)
-Ronnie Von e o Robot (onde Ronnie conversa com um Robot) (1968)
-Ronnie e Os Alegres Companheiros (com Renato Aragão) (1968 / 69)


Ronnie participou também de um dos Festivais da Record, defendendo a música “Uma Dúzia De Rosas”, de Carlos Imperial.
Em 25/06/1968 Ronnie recebe o título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de SP das mãos da vereadora Ana Lamberga Zeglio, onde Ronnie fez um breve discurso destacando a frase: -“Há mais almas do que terras para cultivar”.
Mais tarde recebe também o título de “Comendador” em Biritiba Mirím, onde inaugura a "Avenida e Escola Ronnie Von".
Saindo da TV Record, Ronnie apresentou o programa “Assim Caminha A Juventude”, na antiga TV Excelsior (1969 / 1970).
Em fevereiro de 1969, Ronnie inicia também um programa na rádio Nacional de SP, e lança mais um LP (A Misteriosa Luta do Reino do Parassempre contra o Império do Nuncamais).
O pequeno Príncipe cresceu, cortou seus cabelos longos... tornou-se um “grande Príncipe”.
Entre um disco e outro Ronnie se dedica a outras atividades: empresário, produtor de modas, participa de filmes e novelas, entre elas “A Menina do Veleiro Azul” (1969).
Em 02/01/1970, nasce sua primeira filha, Alessandra, e Ronnie lança mais um LP (Máquina Voadora) contendo uma música em sua homenagem: "Tema De Alessandra". No mesmo ano, em 02/12/1970, nasce Ronaldo, seu segundo filho com Aretusa.
Em 1977 ocorre uma nova reviravolta em sua carreira, Ronnie grava a música “Tranquei A Vida”, pela RCA, e devido ao grande sucesso alcançado, regrava esta música em vários idiomas e passa a fazer muito sucesso também fora do Brasil.
Nesse mesmo ano Ronnie começa a participar de um programa de competição musical, o “Qual É A Música”, onde torna-se o grande destaque do programa, devido aos seus conhecimentos e incrível memória.
Ainda em 1977, Ronnie faz mais uma novela: Cinderela 77 (TV Tupi), onde vive um Príncipe motoqueiro.
Com o final da novela, surge mais um programa: Ronnie Von Especial (1977/78), desta vez pela TV Tupi.
No ano de 1979, Ronnie grava seu 2º LP pela RCA e logo depois, assina contrato com uma nova gravadora, a Som Livre.
Nesse mesmo ano de 1979 Ronnie é pego de surpresa por uma grave doença, Polioneurite Neuro Radicular, que o deixa impossibilitado de andar e de cama por vários meses. Mas a vontade das pessoas de vê-lo curado era tanta, que através de orações e promessas, deu a ele forças para se recuperar.
E finalmente, depois de uma terrível luta contra a doença, Ronnie volta a cantar e promete: - “Só saio do Palco se me abaterem a tiros, e mesmo assim vou lutar muito para que isso não aconteça.”
Surge então em 1981 o LP “Sinal Dos Tempos”, onde Ronnie canta músicas com mensagens profundas, onde fala das mudanças e também do seu recaminho.
Nesse mesmo ano de 1981, Ronnie faz uma participação especial na novela "O Amor É Nosso" (TV Globo).
Em 1983 Ronnie aparece com força total, através da música “Cachoeira”, e novamente vem ocupar os primeiros lugares das paradas de sucesso.
Em 1984, Ronnie casa-se com a atriz Bia Seidl e muda-se para o Rio de Janeiro, mas mostrando que é um bom cidadão paulistano, um ano depois, retorna a SP, a terra que lhe adotou como filho.
Ainda em 84 Ronnie participa de um dos capítulos da novela “A Gata Comeu” (TV Globo), onde Bia Seidl é uma das protagonistas.


Em 1986, após ter protagonizado um filme em Buenos Aires/Argentina, entitulado Taxi Uno, Ronnie, no clima romântico de Buenos Aires, descobre o verdadeiro amor de sua vida, sua amiga de infância, Cristina, que esperou por ele durante muitos anos, e que havia ido até lá apenas para acompanhá-lo a uma exposição de arte.
Ainda em 1986 Ronnie grava o tema de abertura da novela Sinhá Moça (TV Glob), - “Sinhaninha”.
Para comemorar os seus 20 anos de carreira artística, Ronnnie inicia em 18/11/1986 uma temporada de shows no Espaço Elis Arte & Restaurante.
Em 1987 Ronnie lança mais um LP, desta vez pela gravadora 3M, entitulado "Vida e Volta".
Em 06/06/1987, nasce Leonardo, seu 3º filho, o primeiro com sua atual esposa Cristina.
Nesse mesmo ano de 87 Ronnie participa do Filme “A Filha Dos Trapalhões”, ao lado de Myrian Rios, Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias.
Em 11/12/1988, Ronnie, emocionado, leva sua filha Alessandra ao altar.
Já na gravadora RGE, em 1989 Ronnie lança mais um LP, onde a música “Eu Amo Amar Você” e “Sinal de Vida” ganham grande destaque.
Março de 1991, Ronnie estréia um Talk show na TV Record que recebe o nome de "Sinal De Vida", voltando a alegrar seus fãs com um programa semanal noturno.
1992 – Ronnie escreve seu primeiro livro: "Mãe De Gravata" pela Editora Maltese. Uma autobiografia, cujo objetivo foi passar para os outros a experiência, a vivência, os acertos e os erros cometidos por ele.
A proposta desse livro era levar o conhecimento que adquiriu ao assumir a guarda de seus filhos, quando da sua separação, onde assumiu os dois papéis (pai e mãe), com êxito. Seus filhos aí estão, como um exemplo vivo de que o homem é capaz de educar e formar as crianças, mesmo com a ausência da mãe.
Em 1996, Ronnie lança seu primeiro CD pela gravadora Paradoxx Music, intitulado “Estrada Da Vida”.
Em 24/05/1999, Ronnie estréia pela CNT Gazeta o programa “Mãe De Gravata”, um programa diário, dedicado em grande parte ao público feminino mas que acaba conquistando também o público masculino.


Em 05/03/2001 Ronnie é contratado pela TV Mulher onde continua a apresentar o programa “Mãe De Gravata” e ganha o seu primeiro site na internet: www.maedegravata.com.br
Desde o dia 03/05/2004, Ronnie Von voltou a apresentar um programa na TV Gazeta intitulado “Todo Seu”, onde vem conquistando grande audiência, recebendo muitos elogios pela beleza do cenário, o bom gosto musical, pela sua simplicidade, e pela maneira carinhosa com que recebe a todos os convidados. Um momento de destaque do programa é o quadro “Visão Masculina” onde mulher não entra, e os homens debatem assuntos sobre as mulheres.


No final da década de 60, Ronnie gravou três discos que são verdadeiras relíquias na história da música brasileira. Abusando da psicodelia, muito influenciado por Beatles e antenado com o rock feito na época, Ronnie Von grava um disco homônimo, o A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre contra o império de Nuncamais e A Máquina Voadora. Por contar com o desapontamento da gravadora, que na época acreditou que os discos não eram comerciais, fizeram pouco sucesso à época. Hoje, são comprados por pequenas fortunas por colecionadores.
Em março de 2007 foi lançado na internet um tributo independente dedicado à fase psicodélica da obra do cantor, Tudo de Novo - Tributo a Ronnie Von. A homenagem virtual contou com 30 bandas de todo o Brasil.



- Discografia
LPs:
Ronnie Von (Novembro de 1966)
O Novo Ídolo (Maio de 1967)
Ronnie Von (Novembro de 1967)
Ronnie Von (Janeiro de 1969)
A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nunca Mais (Outubro de 1969)
Minha Máquina Voadora (Abril de 1970)
Ronnie Von (Maio de 1972)
Ronnie Von (Outubro de 1973)
Ronnie Von (Maio de 1977)
Deje mi Vida - em espanhol (Maio de 1977)
Ronnie Von (Abril de 1978)
Sinal dos Tempos (1981)
Ronnie Von (1984)
Vida e Volta (Agosto de 1987)
Ronnie Von (1989)
Estrada da Vida (1996)

EPs:
Meu Bem (Dezembro de 1966)
O Novo Ídolo (Junho de 1967)
Pra Chatear (Agosto de 1968)
Ronnie Von (1969)
Ronnie Von (Janeiro de 1977)
Ronnie Von (1977)

Compactos:
You Got To Hide Your Love Away / Meu Bem (Julho de 1966)
A Catedral / Menina Azul (Janeiro de 1967)
A Praça / Canção de Ninar Meu Bem (Maio de 1967)
Música Para Ver A Garota Passar / Jardim de Infância (Junho de 1967)
Uma Dúzia de Rosas / Belinha (Novembro de 1967)
Ele Tem Você / O Susto (Março de 1968)
Moto Perpétuo / Riso Flor (Agosto de 1968)
Sílvia 20 Horas Domingo / Espelhos Quebrados (Março de 1969)
Regina e o Mar / Comecei uma Brincadeira (Maio de 1969)
120 Kilômetros por Hora / Lady Lady (Agosto de 1969)
Regina e o Mar / Flash Gordon - em espanhol (1969)
De Como Meu Herói Flash Gordon Irá Levar-me de Volta à Alpha de Centauro Meu Verdadeiro Lar / Onde Foi (Março de 1970)
Baby de Tal / Viva o Chope Escuro (Maio de 1970)
Máquina Voadora / Enseada (Maio de 1970)
Seu Olhar no Meu / Cidade (Outubro de 1970)
Minha Gente Amiga / Segundo Motivo (Janeiro de 1971)
Hei Amigo / É Preciso Aprender (Julho de 1971)
Tempo de Acordar / Aquela Mesma Canção ((Fevereiro de 1972)
Cavaleiro de Aruanda / Tereza Cristina (Agosto de 1972)
Colher de Chá / Coisas que Acontecem (Janeiro de 1973)
Banda da Ilusão / Você se Foi - em espanhol (Novembro de 1973)
Banda da Ilusão / Velho Sermão (Fevereiro de 1974)
Certo e Errado / Deus Sul Americano (Outubro de 1974)
Aria / Nem Tudo Está Perdido Agora (Julho de 1975)
Deje mi Vida / ??? - em espanhol (1977)
Num Canto da Sala / Velhos Amigos (1977)
Rosto Suado / Pra Ser Só Minha Mulher (1978)
É Mais Fácil Sorrir do que Chorar / Soledad (Dezembro de 1978)
Cachoeira / Mi Amoroso Amor (1983)

Participações:
Os Novos Reis do Iê-Iê-Iê - coletânea (Outubro de 1966)
Os Novos Reis do Iê-Iê-Iê Vol. III - coletânea (Julho de 1967)
3° Festival da Música Popular Brasileira, Vol. 1 - coletânea (Novembro de 1967)
3° Festival da Música Popular Brasileira, Vol. 2 - coletânea (Novembro de 1967)
Garôta de Ipanema - trilha sonora (Novembro de 1967)
Os Novos Reis do Iê-Iê-Iê Vol. IV - coletânea (Novembro de 1967)
Música Jovem - coletânea (Agosto de 1968)
A Próxima Atração - trilha sonora ((Novembro de 1970)
Sucessos de Ouro - coletânea (Janeiro de 1971)
Sucessos de Ouro - Vol. 3 - coletânea (Fevereiro de 1973)
Phono 73 - Vol. 1 - coletânea (Junho de 1973)
4 Sucessos de Ouro - Vol. 1 - coletânea (Julho de 1973)
4 Sucessos de Ouro - Vol. 3 - coletânea (Abril de 1974)
Cinderela 77 - trilha sonora (1977)
30 Anos de Jovem Guarda - boxset (1995)
Jovem Guarda ao Vivo - O Novo de Novo - coletânea (1996)
Deus Abençõe as Crianças - coletânea (2000)

Publicado em 14 Jan 2007, 00:50


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.