Loading...
BIOGRAFIA

Atenção para a grafia do nome da banda!!!
De acordo com site oficial é Radio Taxi, sem nenhum acento, e como a last.fm não consegue discriminar, há três versões aqui. Então, por favor, aos ouvintes do Radio Taxi, vamos tentar uniformizar de acordo com a grafia oficial.

O ano de 1981 foi marcado pelo início do movimento das bandas de pop rock no Brasil. A primeira banda a surgir nesse novo cenário musical foi o Rádio Táxi. O grupo já estava junto há algum tempo, como integrante da banda que acompanhava a cantora Rita Lee - grande incentivadora desse novo projeto.
Na época, o filme “Menino do Rio” era lançado nos cinemas do País, tendo a música “Garota Dourada” - uma parceria de Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta - como tema principal. A música, que logo estourou nas rádios, foi o primeiro sucesso do Rádio Táxi.

O Rádio Táxi era formado por músicos que já tinham uma história sólida no rock nacional.

Lee Marcucci, baixista, foi um dos integrantes do “Tutti Frutti” e co-autor de músicas como “Jardins da Babilônia” e “Miss Brasil 2000”.

Wander Taffo, guitarrista, já era reconhecido por seu estilo próprio de tocar guitarra, com solos que deixavam a platéia atônita em shows do “Made in Brazil”, “Joelho de Porco”, “Gang 90”, “Secos e Molhados”, "Rita Lee" e por todas as bandas pelas quais passou.

Gel Fernandes, baterista, iniciou sua carreira cedo, juntamente com Taffo na Banda "Memphis" e logo mostrou seu talento como baterista de bandas como “Os Incríveis”, "Rita Lee", "Secos&Molhados","Banda Taffo" e “Sunday”.

Willie de Oliveira, cantor do conjunto, também fez parte do “Tutti Frutti”.

Discos e Sucessos

O primeiro disco da banda foi “Rádio Táxi”, lançado em 1982, que além de “Garota Dourada”, trazia os sucessos “Coisas de Casal”, presente da madrinha Rita Lee, e “Dentro do Coração (Põe devagar)”, que recentemente fez parte de uma das cenas mais engraçadas do filme “Os Normais” (2003).

No ano seguinte lançaram o álbum “Rádio Táxi 2”, que consagrou definitivamente a banda como uma das maiores do pop rock nacional da época. A música “Com o rádio ligado” estava em todas as emissoras do País, sucesso que foi seguido por “Sanduíche de Coração”, tema de abertura da novela “Pão pão, beijo beijo”, da TV Globo.
A surpresa veio com “Eva” que, certamente, foi o maior sucesso da banda. Em 1984 foi a música mais executada em todas as rádios do Brasil – depois, também consagrada na voz de Ivete Sangalo. Ao mesmo tempo em que “Eva” tocava por todo o País, a banda ganhou um novo integrante. Maurício Gasperini assumiu os vocais da banda, acrescentando seu talento como compositor.

O disco seguinte, “6:56”, lançado em 1985, trouxe a música “Um amor de verão”, que imediatamente virou sucesso entre os jovens da época. Em 2004 ela voltou a ser cantada pelo público jovem, na regravação de Felipe Dylon, atual ídolo dos adolescentes de todo o Brasil.

O último trabalho da banda foi o álbum “Matriz”, de 1986, que teve a música “Você se esconde” como tema de Felipe Camargo, na polêmica novela “Roda de fogo”, também da TV Globo.

O Reencontro

Durante o tempo em que a banda não esteve tocando junto, cada integrante continuou com suas carreiras como músicos.
Maurício, além de gravar o DVD “MTV Acústico de Rita Lee”, fez parte da noite paulistana, onde tocava em bares da Vila Olímpia e Vila Madalena, com um público cativo.
Lee Marcucci, após acompanhar Rita Lee por muitos anos, entrou no lugar de Nando Reis e assumiu o baixo dos “Titãs”.
Wander Taffo, além da carreira de guitarrista e após lançar 3 discos solo, fundou a maior escola de música da América Latina, a EM&T – Escola de Música e Tecnologia, onde ensina a arte da música para mais de 2000 alunos.
Em 2001, Guilherme Arantes convidou Wander Taffo, Lee Marcucci e Gel Fernandes para participarem da gravação de um DVD e CD ao vivo, com sucessos de sua carreira. Esse projeto fez com que grandes amigos se reunissem e despertou uma vontade de voltar a tocarem juntos. Essa vontade fez com que a banda se reunisse e preparasse um novo trabalho, com a mesma formação de onde parou. Com Maurício nos vocais, Lee no baixo, Gel na bateria e Wander na guitarra, seis músicas inéditas, seis regravações e oito grandes sucessos do grupo, o Rádio Táxi preparou em 2005 a gravação de um DVD e CD ao vivo.
Um show, realizado no final de 2004 na cidade de São Roque, no interior de São Paulo, foi uma amostra do que o público pode esperar nessa nova fase. Os sucessos foram cantados por uma mistura de gerações - os que estavam matando a saudade do grupo e um público novo, que via o Rádio Táxi pela primeira vez, mostrando uma receptividade muito boa com a banda, que sempre foi reconhecida pela qualidade musical e carisma com seu público.