Loading...
BIOGRAFIA

Paulo Ricardo Oliveira Nery, ou apenas Paulo Ricardo (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1962), é um cantor brasileiro de música pop.

Nasceu no bairro da Urca. Carioca, cresceu ouvindo bossa nova e Jovem Guarda. Desde a infância interessou-se por música, estudando um pouco de teclado na adolescência. Em 1977, muda-se para São Paulo e passa a atuar como baterista em uma banda, aprendendo em seguida a tocar violão. Logo forma a banda Prisma e, já nos anos 80, o grupo Aura, sempre voltado para o rock progressivo e new wave. Depois de cursar alguns períodos da faculdade de jornalismo, passa uma temporada em Londres, entre 1982 e 1983, onde trabalha como correspondente de uma revista de música.

De volta ao Brasil, forma o grupo RPM (Revoluções Por Minuto), no qual tocava baixo e era o vocalista, junto de Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e P. A.. O grupo estréia em show em 1984 e se tornam um dos maiores fenômenos do rock brasileiro, em apenas um único disco vendeu 2,5 milhões de cópias.

Na década de 1990, o cantor iniciou uma carreira solo, no qual passou por vários estilos, com ênfase na música romântica, até que, em 2002, retomou a carreira junto ao grupo RPM, lançando CD e DVD ao vivo. Algum tempo depois, a banda novamente se desfez, por conta da marca RPM.

Então, Paulo Ricardo lança o seu mais novo projeto, o grupo PR.5 formado pelo próprio Paulo Ricardo, P.A., Jax Molina, Juninho, Paulinho e Yann Lao. Atualmente, Paulo Ricardo é líder da banda PR.5 e, recentemente, lançou o CD solo "Acoustic Live" com participação dos integrantes do PR.5 e convidados. Neste CD, o cantor interpreta sucessos internacionais de bandas e cantores que influenciaram sua formação musical.

Em 2006, lança o CD "Prisma" (nome de sua primeira banda), retomando o seu lado romantico. Em 2007, volta a conversar com Luiz Schiavon, renascendo a esperança de muitos fãs de uma possível volta do RPM.

By Odilon Martins
Fonte Wikipédia