Lucky Peterson

Biografia

Lucky Peterson
Lucky Peterson, cujo nome de nascimento era Judge Kenneth Peterson, nasceu em 13 de dezembro de 1964 em Buffalo, Nova York, nos Estados Unidos. Ele era um músico americano que tocou blues contemporâneo, fundindo soul, R&B, gospel e rock and roll. Lucky tocava guitarra e teclado.

O pai de Lucky, James Peterson, era um músico de blues e proprietário de uma casa noturna em Buffalo chamada The Governor's Inn, que era um ponto de parada regular para outros músicos de blues como Willie Dixon. Dixon viu Lucky tocando no clube quando ele tinha apenas cinco anos de idade e, segundo Peterson, "me pegou sob sua asa". Meses depois, Peterson se apresentou no The Tonight Show, The Ed Sullivan Show e What's My Line?. Milhões de pessoas assistiram Peterson cantando "1-2-3-4", uma versão cover de "Please, Please, Please" de James Brown. Na época, Peterson disse que "seu pai a havia escrito". Por volta dessa época, ele gravou seu primeiro álbum, Our Future: 5 Year Old Lucky Peterson, para a Today/Perception Records e apareceu no programa de televisão público, Soul!.

Na adolescência, Peterson estudou na Buffalo Academy for Visual and Performing Arts, onde tocou o trompa com a orquestra escolar. Em breve, ele estava tocando guitarra e teclado de acompanhamento para Etta James, Bobby "Blue" Bland e Little Milton.

Os anos 1990 foram um período prolífico para Peterson. Dois álbuns solo produzidos por Bob Greenlee para a Alligator Records com sede em Chicago (Lucky Strikes! de 1989 e Triple Play do ano seguinte) continuam sendo suas melhores ofertas gravadas. Em seguida, ele lançou mais quatro álbuns para o selo Verve Records (I'm Ready, Beyond Cool, Lifetime e Move). Enquanto estava na Verve, Peterson colaborou com Mavis Staples em uma homenagem à cantora gospel Mahalia Jackson, chamada Spirituals & Gospel. Peterson tocou órgão elétrico atrás do canto de Staples.

Mais álbuns de Peterson foram lançados depois de 2000. Ele gravou dois para a Blue Thumb Records (Lucky Peterson e Double Dealin') e um para a Disques Dreyfus intitulado Black Midnight Sun. Em 2007, ele lançou Tete a Tete na JSP Records.

Lucky Peterson faleceu em 17 de maio de 2020, aos 55 anos, de um ataque cardíaco em sua casa em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Ele foi um músico influente no cenário do blues e será lembrado por muitos pela sua música e talento excepcionais.

Publicado em 08 Jul 2014, 15:00


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.