Jon Bon Jovi (nome artístico de John Francis Bongiovi, Jr., 2 de março de 1962) é um músico dos Estados Unidos, considerado por críticos como um dos maiores ícones do rock mundial da decada de 80. Nasceu em Perth Amboy, mas aos 4 anos de idade juntamente com a família Bongiovi se mudaram para a cidade que hoje é conhecida por ele ter passado a infância e adolescência, a cidade de Sayreville, Nova Jérsei.
Jon, desde criança, sonhava ser um astro de rock. Fez parte das bandas Atlantic City Expressway, Raze e The Wild Ones com o colega David Bryan, antes de montar a Bon Jovi (grafia americanizada para o seu sobrenome italiano, Bongiovi). Jon também trabalhou com decoração natalina e depois no Power Station Studios, um estúdio musical no qual seu chefe era Tony Bongiovi, primo de Jon, que tem em seu currículo a produção de Pet Sematary, o maior hit dos Ramones.
É o líder da banda Bon Jovi, que mantém algumas características do estilo hard rock dos anos 80 até hoje, mas assimilou influências dos variados estilos surgidos no rock e heavy metal desde o seu álbum de estreia, em 1984. A banda Bon Jovi já vendeu mais de 130 milhões de álbuns em todo o mundo.
No começo da década de 1990, os integrandes da banda Bon Jovi estavam saturados de trabalho. As brigas entre os membros se tornaram constantes e a banda resolveu "dar um tempo". Jon lançou um álbum solo, Blaze of Glory, trilha sonora do filme "Young Guns 2", que incluiu os hits "Blaze Of Glory" (clipe que até hoje é um dos mais exibidos em toda história da MTV americana), e "Miracle". Em 1992 retornou aos trabalhos com a banda. Foram longas e exaustivas turnês que marcaram a presença da banda no cenário musical pós-grunge dos anos 90.
A partir daí, o Bon Jovi resolveu dar mais uma parada com a banda para que seus integrantes pudessem se dedicar a seus projetos pessoais, mais uma vez. Em 1997, Jon lança o segundo álbum solo, Destination Anywhere, acompanhado de um curta-metragem que teve a colaboração de Mark Pellington como diretor e roteirista.
Em 2000, a banda Bon Jovi voltou a ativa lançando o álbum Crush, tendo um grande sucesso comercial com o single "It's My Life", que entra para a história como a música mais famosa de Bon Jovi.