Loading...
BIOGRAFIA

Jamiroquai é uma banda britânica liderada pelo cantor inglês Jason "Jay Kay" Cheetam.
A banda é popular no mundo todo e é o membro mais conhecido do "acid jazz", movimento londrino do início dos anos 90; junto a outros grupos como Incognito, The Brand New Heavies, Galliano e Corduroy.

O nome Jamiroquai é derivado do nome da tribo Iroquoi (nativos norte-americanos), com os quais Jay Kay diz se identificar filosoficamente, combinado à expressão 'Jam' (como em Jam Session), do idioma inglês.

Formação da banda:
Jason Kay (Jay Kay), o líder do grupo, nasceu em Manchester, Inglaterra. Talvez influenciado pela mãe, uma cantora britânica que actuava em bares e que chegou a ter o seu próprio programa de televisão nos anos 70, Jay Kay desde cedo mostrou grande aptidão e uma enorme paixão pela música.

Em 1989 conseguiu comprar uma bateria e gravar umas maquetas com a ajuda de um amigo. Mais tarde assinou contrato com a gravadora britânica Acid Jazz. Em 1991 após ter sido recusado numa audição para se tornar o cantor da banda The Brand New Heavies, Jay Kay se juntou aos músicos Nick Van Gelder, Toby Smith, Stuart Zender e Wallis Buchanan, formando assim a banda Jamiroquai.


Primeiro single:
O primeiro single da banda “When You Gonna Learn? (Didgeridoo)” originou uma disputa entre editoras que acabou por ser ganha pela Sony Music, com quem assinaram um contrato de 8 álbuns, uma proeza para um jovem que andava de skate, tinha uma paixão por roupas vintage e usava um chapéu esquisito.


Sucesso atual:
Já se passaram treze anos desde que a banda assinou com a Sony um contrato sem precendente para 8 álbuns. Depois de 20 milhões de cópias vendidas, 4 turnês mundiais e 141 semanas na tabela de singles britânica, pode dizer-se que a aposta da Sony deu frutos.


Evolução da banda:
O primeiro disco, “Emergency On Planet Earth”, de 1993, foi o álbum que mais cópias vendeu em menos tempo, desde os tempos de “Faith”, de [artists]George Michael.

"The Return Of The Space Cowboy", de 1994, com os seus comentários satíricos e mordazes, é bastante agressivo, mas o sucesso da banda não ultrapassou as fronteiras britânicas. Entretanto, o álbum que deu a conhecer Jamiroquai em nível mundial – "Travelling Without Moving" – veio com um aviso preocupante, profético, sobre os perigos associados à engenharia biogenética. Tal álbum foi precedido pelo single "Cosmic Girl", single de 4 faixas com remixes sobre o hit de Jamiroquai.

O single vencedor de um Grammy e quatro prémios MTV, "Virtual Insanity", foi lançado no dia em que a ovelha Dolly nasceu. Este álbum conquistou a crítica e o público tendo atingido o certificado de platina em todo o mundo, vendendo mais de 1 milhão de cópias.

Logo após "Virtual Insanity", surgiram desavenças durante a criação do “Synkronized”. Com o álbum quase pronto, Zender deixou o Jamiroquai, que por motivos de direitos autorais teve que criar novas músicas, basicamente um novo álbum que não constasse Zender como co-autor. Boatos dizem que Stuart Zender reclamou que Jay estava ganhando muito mais dinheiro que os outros, e estava insatisfeito com isso. Há também uma especulação de que a última faixa do “Synkronized”, intitulada "King For A Day", é composta pelo Jay sobre a sua visão a respeito de Zender e de sua ganância.

Depois do álbum “Synkronized”, já sem a colaboração de Stuart Zender, os Jamiroquai colaboraram em “No Boundaries”, um projecto que contou com vários artistas, como Pearl Jam e Alanis Morissette, cujas receitas reverteram para os refugiados do Kosovo.

Em 2001 lançam “A Funk Odyssey”, que trouxe o hit "Love Foolosophy", e depois retiram-se para passar os 4 anos seguintes a preparar “Dynamite” (2005).

Com um estilo de vida genuinamente de estrela de rock – Jay Kay possui uma mansão em Buckinghamshire com uma garagem cheia de carros esportivos – seria compreensível se o cantor, que assinou um contrato histórico enquanto vivia num cubículo em Ealing, no Oeste de Londres, tivesse passado os 4 anos a seguir ao sucesso do seu primeiro álbum "A Funk Odyssey" a gozar os frutos do seu trabalho.

"Dynamite" foi escrito e gravado em lugares como Espanha, Itália, Costa Rica, Escócia, Nova Iorque, Los Angeles e também no seu próprio estúdio, criado para o efeito na sua mansão em Buckinghamshire. O single "Feels Just Like It Should" é um rosnar com poder, o funk orgânico de Jamiroquai passado por uma trituradora digital e ligado a um groove ‘sujo’. "Black Devil Car" – "Cosmic Girl" com guitarras e uma mente perversa. O ritmo disco chic deste tema reforça a sensação de “estar na boa” enquanto que "Seven Days In Sunny June", com o seu leve balançar, é puro romance à Jamiroquai, apenas com mais soul.

Vale lembrar que da formação atual (referente ao “Dynamite”) apenas Jay pertence à formação original.


Discografia:

Álbuns de estúdio:
Emergency On Planet Earth (1993)
The Return Of The Space Cowboy (1994)
Travelling Without Moving (1996)
Synkronized (1999)
A Funk Odyssey (2001)
Dynamite (2005)
Rock Dust Light Star (2010)
Automaton (2017)

Ao vivo:
Live In Verona (2002)
Live in Montreux (2003)

Mix:
Late Night Tales: Jamiroquai (2003)

Compilações:
High Times: Singles 1992-2006 (2006)

www.jamiroquai.com