Flávia Bittencourt

Biografia

Flávia Bittencourt
Flávia Bittencourt é cantora e compositora. Seu primeiro trabalho, intitulado "Sentido” distribuído pela Som Livre, foi pré-selecionado para o Grammy Latino e para o Prêmio Tim de música. A música "Terra de Noel" (1° faixa do CD Sentido), faz parte da trilha sonora da novela "América" (TV Globo).
Nascida em São Luís do Maranhão, é neta do escritor, folclorista, compositor, multi-instrumentista – Fulgêncio Pinto. Flávia Bittencourt nos chega para mostrar canções de seus conterrâneos, de sua autoria, e também dos grandes mestres nascidos pelos confins brasileiros. Além dos estudos mais formais na Escola de Música do Maranhão, na Faculdade Paulista de Artes, ULM Tom Jobim, ou na Unirio - RJ, Flávia Bittencourt, sempre esteve envolvida com o folclore maranhense, isso fica evidente na influência vinda da riqueza das manifestações folclóricas de seu estado natal, como os ritmos regionais da Festa do Divino Espírito Santo, o Bloco Tradicional, o Bumba-meu-Boi – sejam os sotaques de pindaré, orquestra, zabumba ou matraca e pandeirão - ou como o tambor de crioula, dialogando com repertórios diferentes - o samba e o choro - e, assim, apontando para novas direções na música popular.
Sua carreira profissional iniciou-se em 1998, quando após umas canjas no Zanzibar (situado na litorânea em São Luís), foi convidada para cantar profissionalmente. Em julho de 2000, realiza o show “Voz e Ritmos” (repertório formado por pérolas dos compositores maranhenses que deu base ao repertório atual), no teatro Alcione Nazaré com sucesso de público e crítica.
Em agosto de 2000, muda-se para São Paulo onde inicia a Faculdade Paulista de Música e a Universidade Livre de Música Tom Jobim.
Em janeiro de 2001, volta à São Luís novamente com o show “Voz e Ritmos”. Em 2002, realiza o show “Voz e Ritmos” no projeto Prata da Casa, no Sesc Pompéia, no Café Piu Piu e no Villagio Café em São Paulo. O show foi escolhido por público e crítica como um dos melhores do projeto e integrou, em julho do mesmo ano, a Quinta Mostra Prata da Casa também no Sesc Pompéia. De lá pra cá, Flávia se apresentou em várias cidades como São Paulo(Sesc’s Vila Mariana, Pompéia, Consolação, FNAC’s, Fiesp, casas noturnas, Olímpia) - SP, Vinhedo, Araraquara e Campinas - SP, Brasília - DF, Rio de Janeiro e Campos - RJ, São Luís - MA, Fortaleza e Cariri - CE, Recife - PE

Todo DOMINGOS:

Flávia Bittencourt é de São Luis, Maranhão. Dominguinhos é de Garanhuns, Pernambuco. Os dois estados no Nordeste brasileiro, região de cultura rica e de forte identidade musical. Flávia e Dominguinhos são artistas do mundo. Ela, jovem e talentosa cantora atenta aos movimentos mais delicados de sua arte. Ele sanfoneiro e compositor consagrado, autor de diversos sucessos que permeiam o inconsciente coletivo. A mistura dos dois se mostra mágica em um álbum de nobre abordagem contemporânea.

Nesse encontro Flávia deita belíssima voz, cheia de ritmo, em clássicos como Lamento sertanejo, Tenho sede e Abri a porta. Com coragem chega até a Eu só quero um xodó, música das mais presentes no dia-a-dia do país. E – pasmem – ela consegue trazer vida nova partindo de elementos do bumba-meu-boi e da música flamenca. Os arranjos foram maturados de maneira coletiva com a banda. “Geralmente eu penso na música, começo a cantá-la sozinha e as idéias começam a surgir”,

Publicado em 27 Nov 2007, 02:57


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.