Loading...
BIOGRAFIA

Resumir uma carreira consagrada de mais de vinte anos em poucas linhas é, no mínimo, um desafio. Afinal, em duas décadas de um caminho consistente, em meio a um atribulado mercado fonográfico, não é um feito dos mais comuns hoje em dia. Mas, o grupo Exaltasamba, com seus integrantes cheios de suingue e histórias para contar, comprova que, com uma boa dose de determinação é possível manter-se em constante evolução.

Formado por Péricles (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Thiaguinho (banjo e vocal), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã), o Exaltasamba lançou mais de dez CD´s, entre trabalhos inéditos e compilações dos grandes sucessos ao vivo. Além disso, em 2006, o grupo lançou seu primeiro DVD que apresenta os maiores hits lançados ao longo dessas duas décadas.

Tudo começou em São Bernardo do Campo (SP), quando os primeiros integrantes se reuniram e lançaram a música "Quero Sentir de Novo", um dos grandes hits do primeiro álbum da banda, Eterno Amanhecer.

A partir daí, o caminho do Exaltasamba começava a ser traçado. O segundo trabalho, Encanto, veio para estreitar a relação do grupo com o público, quando começou a subir nos palcos e a participar de programas de rádio e televisão.

Com o reconhecimento do público, veio o contrato com a EMI, quando lançaram o terceiro álbum, Luz do Desejo, que alcançou a marca de 750 mil cópias vendidas. Entre as 14 faixas, três dos grandes hits da carreira do grupo: "Telegrama", "Luz do Desejo" e "É Você".

Desliga e Vem e Cartão Postal, outros dois álbuns lançados pela EMI, deram continuidade ao sucesso do trabalho anterior, somando mais de 2 milhões de cópias vendidas. Essa incrível marca teve como resultado a conquista do prêmio Crowley por duas vezes consecutivas, com a música "Me Apaixonei Pela Pessoa Errada", do CD Cartão Postal, que foi a mais executada nas rádios do Brasil nos meses de janeiro e fevereiro de 1999.

O primeiro registro ao vivo foi feito em 2001, cujo repertório foi baseado em pesquisas feitas entre os fãs por meio de cartas e e-mails. O álbum Exaltasamba Ao Vivo traz 27 músicas, entre grandes sucessos, inéditas e regravações.

Dois anos depois, uma ótima novidade: junto com o nono CD, Alegrando a Massa, aparece Thiaguinho para reforçar a linha de frente dos vocais do grupo, quando Chrigor partiu para a carreira-solo. O então novato, que foi uma das grandes revelações do programa Fama, da Rede Globo, conquistou seu espaço na banda, com simpatia, carisma e muito talento - características marcantes dos integrantes do Exaltasamba.

Em 2005, o CD Esquema Novo foi lançado para comemorar os 20 anos de carreira e veio com algumas novidades na sonoridade do grupo, porém sem deixar de lado suas raízes. Nesse álbum, foram adicionados outros elementos, como o balanço da black music e a contemporaneidade do pop. O resultado não poderia ser mais positivo e Thiaguinho comprova sua versatilidade, assinando a autoria de quatro faixas.

Agora em 2007, a banda aposta na divulgação do primeiro DVD, gravado em abril do ano passado em São Paulo. Todos os Sambas Ao Vivo também foi lançado em CD e reúne as canções que marcaram a trajetória do grupo, além das inéditas “Faz Falta” e “Acaba Tudo Bem”.

Além de Todos os Sambas Ao Vivo, o grupo está com um novo trabalho. Pagode do Exalta também foi lançado em CD e DVD e traz o sucesso “Livre pra Voar” e a inédita “Tchau e Bença”.

Em dezembro de 2008 o Exaltasamba gravou seu terceiro DVD, Ao Vivo na Ilha da Magia, e o cenário escolhido foi Florianópolis. Lançado no início de 2009, o novo trabalho tomou conta das paradas de todo o país em poucas semanas com o single “Abandonado”, com "Fui", "A Gente Bota Pra Quebrar" e "Valeu" como outros singles.

Em junho de 2010, o Exaltasamba gravou o DVD Ao Vivo no Parque Antarctica, que reuniu 35 mil pessoas e transformou o estádio em uma grande roda de samba. Dentre as inéditas estão “Quero Ter Você” (Péricles) e “Um Minuto” (Oscar Tintel). Thiaguinho assina grande parte das músicas sozinho ou em parceria, entre elas “Tá Vendo Aquela Lua”, que já é sucesso nas rádios de todo o pais.

O funk carioca foi representado por MC Catra convidado na faixa “A Gente Faz a Festa” (Thiaguinho/Pezinho). “Minha Razão” (Thiaguinho/Pezinho) marcou o encontro do samba do Exaltasamba com a música sertaneja de Chitãozinho e Xororó. O Padre Reginaldo Manzotti emprestou sua voz à canção “Uma Carta para Deus” (Carlos Caetano/Xande dos Pilares). Em “Viver Sem Ti” (Thiaguinho) foi a vez da cantora e atriz Mariana Rios dividir os vocais com Thiaguinho. O grupo ainda dividiu o palco com Rodriguinho, parceiro de Thiaguinho, em “Para de Falar Tanta Besteira”.

Na metade de 2011, o grupo anunciou sua separação. Em 2012, Thiaguinho deslanchou em sua carreira solo, enquanto Péricles ainda tenta alavancar a sua.