Loading...
BIOGRAFIA

Grupo de música cristã originado na Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte, Minas Gerais, e liderado por Ana Paula Valadão desde seu início, em 1997. O Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono, ou simplesmente Diante do Trono, têm um objetivo único: abençoar vidas. Durante seus anos de ministério tornou-se referência entre os evangélicos, estão entre os mais populares da música gospel brasileira, é considerado a maior banda cristã da América Latina e um dos maiores do mundo. São 16 anos de existência, 27 estados brasileiros visitados, 40 álbuns lançados e mais de 10 milhões de cópias vendidas, somente o álbum Preciso de Ti (2001) já vendeu mais de 2 milhões de cópias, o mais bem-sucedido de sua carreira. Atualmente, o Diante do Trono é conhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve. Já visitou países como EUA, Israel, Rússia, Turquia, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Albânia, Indonésia, Guatemala, Japão, Itália e Finlândia. Não há fronteiras para aquilo que Deus quer fazer através da entrega e disposição de seus integrantes.

Em 1995, o pastor Márcio Valadão, pai de Ana Paula, e Sérgio Gomes, maestro da Igreja, resolveram fazer um disco, cujo lucro serviria para combater a prostituição infantil que eles viram em uma viagem à Índia. O material para o álbum foi gravado em 31 de janeiro de 1998, num culto da Igreja Batista da Lagoinha. Junto à Ana Paula, os vocais eram formados por cantores como André Valadão, seu irmão, e Nívea Soares. Alguns meses depois da gravação a obra musical foi lançada, com destaque para a canção "Diante do Trono". Com a repercussão positiva da canção, o grupo, que até então não possuía nome oficial, passou a chamar-se Diante do Trono. Além desta, outras canções do conjunto também foram muito tocadas nas rádios, especialmente "Aclame ao Senhor", "Deus de Amor" e "Manancial".

Com o êxito comercial do primeiro trabalho, o grupo decidiu continuar. Assim, em fevereiro de 1999, foi realizada a gravação do segundo álbum, de título Exaltado. Foi produzido por Ana Paula, Sérgio Gomes e André Espíndola, e teve participação de vocalistas do primeiro trabalho, como Nívea Soares, e também de novos integrantes como Helena Tannure e João Lúcio Tannure.

A partir de Exaltado, o Diante do Trono começou a fazer apresentações por todo o Brasil e a popularidade da banda começou a crescer entre os evangélicos, foi se consolidando com suas viagens a estados brasileiros e com sua expressiva venda de discos. Em 2000, foi lançado Águas Purificadoras, gravado no Parque da Gameleira em Belo Horizonte e produzido por Sérgio Gomes, onde o grupo reuniu cerca de setenta mil pessoas.

Também em 2000, foi realizado o 1º Congresso Internacional de Louvor & Adoração Diante do Trono. Nesse mesmo ano, o Diante do Trono, em parceria com a gravadora americana Hosanna! Music, gravou duas obras musicais:Aclame ao Senhor, versão em português do disco Shout to The Lord foi gravado na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, no ano de 2000, e Shalom Jerusalém, constituído de músicas com ritmo judaico com participação do cantor e líder de adoração americano Paul Wilbur.
Encarte do álbum Preciso de Ti, o mais importante da carreira do Diante do Trono

Em 2001, o grupo lançou o álbum Preciso de Ti, gravado em 14 de julho de 2001 no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, reunindo cerca de duzentas e dez mil pessoas, ocupando o estádio no gramado e arquibancada. Foi o evento que teve a maior lotação na história do estádio. O trabalho vendeu quatrocentas mil cópias na semana de lançamento e desde então alcançou a marca de dois milhões de cópias, se tornando o album gospel mais vendido do Brasil até hoje. Além do êxito comercial, a banda ganhou o prêmio Troféu Talento em 2002 na categoria melhor música e de melhor grupo.

No dia 1 de dezembro de 2001, foi gravado o álbum duplo Brasil Diante do Trono, no Maracanã, Rio de Janeiro.19 Ainda no mesmo ano, foi lançado o primeiro disco da coletânea Crianças Diante do Trono, com seus trabalhos dirigido ao público infantil. A obra de nome homônimo tornaria a primeira de uma série de álbuns infantis.

Em 2002, estreou o Programa Diante do Trono na Rede TV, com ministrações e vários quadros.

Em julho de 2002, em continuação ao projeto Brasil Diante do Trono, foi gravado o quinto álbum do conjunto, chamado Nos Braços do Pai, gravado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal, com mais de a presença de mais de um milhão e duzentas mil pessoas, vindas de caravanas de todo o Brasil. A partir daquele ano, o Diante do Trono mostrou o seu trabalho em outros países, fazendo shows na Guatemala e no Japão, e lançando as versões em inglês e espanhol do trabalho Nos Braços do Pai.

Em 2003, Nívea Soares decidiu iniciar carreira a solo e gravou o seu primeiro disco, Reina Sobre Mim, sem, contudo, deixar de fazer parte do grupo. Em 12 de julho de 2003 o conjunto gravou seu sexto álbum e o terceiro do projeto Brasil Diante do Trono: Quero me Apaixonar. A gravação ocorreu no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, e contou com um público de dois milhões de pessoas. Neste evento a banda arrecadou 35 toneladas de alimentos, que foram distribuídos no Norte de Minas Gerais. No Troféu Talento daquele ano, o DT levou duas das três indicações que teve.

Logo após a gravação do CD Quero me Apaixonar em São Paulo, o Diante do Trono passou por um período de mudanças abrangendo toda a estrutura interna do grupo. Após esse período, o sétimo trabalho, Esperança, foi gravado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, no dia 10 de Julho de 2004, reunindo cerca de um milhão e duzentas mil pessoas, segundo dados da Polícia Civil da Bahia. No Troféu Talento, a banda foi o grande destaque, vencendo sete das oito indicações que teve. Ainda em 2004, André Valadão seguiu os passos de Nívea Soares e iniciou sua carreira solo com a obra Mais Que Abundante.

Em 2005, o Diante do Trono gravou o álbum Ainda Existe Uma Cruz, em Porto Alegre, às margens do Lago Guaíba, com a presença de trezentas mil pessoas. No mesmo ano também ocorreu a saída definitiva de Maximiliano Moraes. Durante o Troféu Talento, o grupo ganhou em três categorias.

No ano seguinte, 2006, foram gravados os álbuns Alegria, de André Valadão, durante o mesmo Congresso realizado anualmente pelo grupo, e Por Amor de Ti, Oh Brasil, o nono da série Diante do Trono, gravado ao vivo na Arena Yamada, em Belém. O trabalho contou com a volta de Nívea Soares. Também foi lançado Sem Palavras, o primeiro instrumental do grupo. No Troféu Talento, o grupo venceu em sua maioria nas categorias de álbuns infantis e perdendo nos prêmios principais para o Toque no Altar.

Em março de 2007 o Diante do Trono gravou Tempo de Festa, um CD duplo e DVD especial em comemoração aos 10 anos de carreira na Via Funchal, que apresenta as canções-tema de cada um dos 9 CDs do grupo e ainda sucessos como "Manancial", "Tempo de Festa" e ainda a música inédita "Amado Salvador", composta pela líder da banda especialmente para este trabalho. Segundo a crítica especializada, o ponto fraco do evento foi a falta de inovação. No Congresso Internacional de Louvor & Adoração daquele ano ano, o conjunto gravou o segundo CD e DVD em comemoração aos 10 anos: Com Intensidade, que traz somente as músicas animadas do grupo. Em Julho, pouco antes do lançamento de Tempo de Festa, o Diante do Trono gravou seu décimo álbum: Príncipe da Paz, gravado na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, com público de mais de 100 mil pessoas. A obra foi considerada como um encerramento de um ciclo, ao se encerrar o projeto "Brasil Diante do Trono", com gravações em todas as regiões do Brasil. No Troféu Talento aconteceu o mesmo que no ano anterior: o conjunto venceu em sua maioria nas categorias infantis.

Em maio, durante um evento em Anápolis, Goiás, Ana Paula Valadão imitou um leão fazendo gestos do animal com suas mãos. Uma gravação foi disponibilizada na Internet, o que causou diversas críticas à cantora. Em dois meses o vídeo recebeu mais de sessenta mil acessos.

No dia 29 de setembro de 2007, o Programa Diante do Trono parou de ser exibido na Rede TV e continuou sendo exibido na Rede Super e na TV Gênesis.

Em janeiro de 2008 o Diante do Trono firmou uma parceria de distribuição com o conjunto Trazendo a Arca, em que a gravadora do DT distribuiria os álbuns da outra banda. O objetivo da parceria era de fortalecer os dois grupos contra a pirataria.

Ao longo desses 10 anos de Diante do Trono o Senhor nos deu uma infra-estrutura de excelência na distribuição dos nossos produtos no mercado brasileiro. E surgiu em nosso coração a direção de propormos uma parceria com outros ministérios para servi-los através dessa estrutura e unirmos forças em um tempo de crise no mercado fonográfico. Particularmente sou muito abençoada por esse ministério e espero com essa parceria ajudá-los a chegar ainda mais longe. — Ana Paula Valadão fala sobre a parceria firmada com o Trazendo a Arca.

Em maio, o conjunto foi homenageado no Programa Raul Gil. A programação contou a história da banda, outros músicos do mundo gospel, como David Quinlan, Marina de Oliveira, Aline Barros, Trazendo a Arca e Adhemar de Campos fizeram homenagens ao Diante do Trono.

Em Recife, nas noites dos dias 4 e 5 de julho no Chevrolet Hall o DT gravou o trabalho A Canção do Amor. O álbum ficou marcado como o início de um novo ciclo para o grupo.

Em 2009, o Congresso Internacional de Louvor & Adoração Diante do Trono, que anualmente reunia pessoas de todos os estados do Brasil e de outras partes do mundo, retornou às origens e foi realizado na Igreja Batista da Lagoinha, com o tema: Igreja não é ponte de chegada, é ponto de partida.59 Também no mesmo ano foi anunciada uma parceira entre o conjunto e a gravadora Som Livre.

Uma coleção do grupo foi vendida nas bancas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte em fevereiro de 2009, e em uma apresentação em Manaus, Ana Paula Valadão chegou a anunciar que a cidade sediaria a gravação do décimo segundo trabalho do grupo. Porém, como não houve liberação do local em prazo hábil, a banda realizou a gravação gravação do disco Tua Visão na cidade de Belo Horizonte, na Praça da Estação. O álbum gravado no dia 1º de Agosto, e contou com as participações especiais de Fernanda Brum, Nívea Soares, Mariana Valadão e Felippe Valadão. Segundo a crítica especializada, o trabalho confirmou a necessidade de uma renovação musical no Diante do Trono.

A Marcha para Jesus em Belo Horizonte, realizada no dia 14 de novembro contou com uma apresentação do Diante do Trono ao lado de outro grande grupo da música gospel: o Renascer Praise.

Durante o 12º Congresso Internacional de Louvor & Adoração do Diante do Trono, com um público de seis mil pessoas foi realizada a gravação do álbum Glória a Deus, uma versão em português de um dos trabalhos do grupo americano Gateway Worship. Ainda durante o Congresso foram anunciadas diversas mudanças. Os instrumentistas e vocais mais antigos anunciaram oficialmente suas saídas do conjunto. Além disso, a "orquestra" também deixaria de fazer parte da banda.

Antes da gravação do décimo terceiro trabalho, o Diante do Trono criou um site dedicado para a gravação da obra musical na cidade de Barretos, intitulada Aleluia. No dia da gravação, a banda fez um trabalho social em uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, em uma campanha de doações de medula óssea. O álbum foi, na época o mais pop rock da banda, unindo o som das guitarras com os metais. Foi o trabalho gospel mais vendido do ano no Brasil.

Em 2010, o Programa Diante do Trono parou de ser exibido na Rede Super.

Em 2011,69 o grupo gravou Sol da Justiça70 na Praia do Meio, na cidade de Natal. Contudo, as más condições climáticas do local atrapalharam as gravações, fazendo assim que o evento fosse realizado novamente no Teatro Riachuelo. Em apenas um dia de lançamento o álbum vendeu mais de cinquenta mil cópias.

No dia 4 de fevereiro de 2011, estreou o programa Nos Bastidores com o DT na Rede Super. O público tem a oportunidade de acompanhar as viagens e turnês realizadas pela líder de louvor Ana Paula Valadão e pela equipe do DT, além das experiências do ministério. Com apresentação de Ana Paula Valadão, o programa registra todos os momentos dos bastidores: desde o percurso dentro dos carros, ônibus e aviões, passando pelos camarins, até o momento das ministrações.

Durante a cerimônia do Troféu Promessas em 2011, o grupo foi o mais premiado, vencendo nas categorias Melhor Ministério de Louvor e Melhor DVD. No dia 10 de dezembro, o Diante do Trono esteve no Rio de Janeiro para participar do Festival Promessas, evento organizado pela Rede Globo, que reuniu além do grupo mais oito cantores: Davi Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Damares, Pregador Luo, Ludmila Ferber, Regis Danese e Eyshila.

No dia 15 de fevereiro de 2012 começou a ser exibido a segunda temporada do programa Nos Bastidores com o DT.

No dia 9 de junho de 2012 a banda realizou a sua décima quinta gravação de um disco inédito, comemorando assim quinze anos anos do grupo. Creio foi gravado em Manaus, e contou com um público de 350 mil pessoas no Sambódromo de Manaus. O álbum teve a direção de Alex Passos, que optou fazer um trabalho diferente do que é realizado na maior parte dos projetos áudio-visuais produzidos na atualidade. O evento ainda trouxe as participações especiais de Ludmila Ferber, Thomas Miller do grupo Gateway Worship, Mariana Valadão, Felippe Valadão dentre outros músicos. O projeto confirmou uma possível e clara volta do Diante do Trono ao mainstream do gospel, tendo uma gravação com público superior a 300 mil pessoas, o que não acontecia há muitos anos. A obra recebeu avaliações positivas da mídia especializada, e recebeu uma aclamação do público considerável, chegando a vender cinquenta mil cópias em apenas um dia. A mesma obra em formato DVD chegou a ser disco de platina em quinze dias.

Ainda, no ano de 2012 o Diante do Trono lançou um hot site comemorativo de quinze anos de carreira, contendo depoimentos, histórias, fotos, enquetes, dentre outros materiais especiais, em grande maioria de origem exclusiva. Criado pela Quartel Design, o projeto trouxe um design com mosaicos que lembram gravações e fotos da banda. Também foi gravado o disco Suomi Valtaistuimen Edessä, um projeto internacional em finlandês, trazendo regravações dos discos Aleluia e Sol da Justiça e também a participação no projeto Hillsong Global Project, gravando a versão em português do projeto, o Global Project: Português, lançado pela gravadora CanZion e que chegou a vender quarenta mil cópias, alcançando disco de ouro.

Em 2013, a vocalista Ana Nóbrega assinou um contrato com a gravadora Som Livre para lançar o seu segundo trabalho de carreira solo, sendo o primeiro desde sua entrada no Diante do Trono, intitulado Nada Temerei. O disco recebeu colaborações de integrantes da banda na produção, arranjos e gravação, porém o estilo musical da obra distingue-se do Diante do Trono. As canções foram assinadas pela artista em parceria com o vocalista Israel Salazar, que também contribuiu nos arranjos. Foi lançado em fevereiro.

Durante o 14º Congresso Internacional de Louvor & Adoração Diante do Trono, foi gravado o disco Renovo na Expominas, que trouxe uma releitura das canções mais antigas e que marcaram a história do conjunto nos arranjos atuais.

Em Março de 2013, no 14º Congresso Internacional de Louvor & Adoração Diante do Trono, a profetiza Cindy Jacobs, conhecida internacionalmente, profetizou a quebra da corrupção no Brasil. No mês de Junho, ocorreu grandes manifestações em todo o Brasil. Ainda no mês de Março, a profetiza Cindy Jacobs profetizou que um futuro presidente do Brasil virá da Igreja Batista da Lagoinha, Cindy também contou que um dia ela estava na Costa Rica e viu um homem de cadeira de rodas, e o Espírito Santo disse a ela para profetizar para aquele homem que ele será o futuro presidente daquele país, depois de um tempo Cindy descobriu que aquele homem se tornou o presidente da Costa Rica.

Foi anunciado no 14º Congresso Internacional de Louvor & Adoração Diante do Trono, que a partir de 2014 o nome do Congresso será alterado para Congresso Internacional de Adoração & Intercessão Diante do Trono.

Em maio de 2013, o Diante do Trono foi destaque na Billboard Brasil com as canções "Creio", "Canta Minh'alma" e "Me Ama".

Em junho de 2013, Ana Nóbrega deixou o Diante do Trono para seguir carreira solo. Ainda, no mesmo mês, Ana Paula Valadão anunciou a saída de vários vocais da banda. Além de Nóbrega, a qual já havia saído anteriormente para carreira solo, o casal Rodrigo e Saara Campos foram para a Finlândia, Guilherme Fares, Sebastião Batista e Roberta Izabel saíram do grupo.

Chegando aos 15 anos de carreira o grupo, afirmou que a intenção desta iniciativa é chamar a atenção de todo o Brasil para a triste realidade do sertão nordestino, que ainda sofre com a miséria e a pior seca dos últimos cinquenta anos.

Em junho de 2013, o Diante do Trono lançou uma loja de roupas personalizadas, "DT Wear", a loja contém livros, acessórios, calçados e roupas com as mensagens das músicas do Diante do Trono.

No dia 6 de julho de 2013, o Diante do Trono gravou o décimo sexto trabalho em Juazeiro do Norte do projeto Sertão Diante do Trono com várias regravações e apenas três canções inéditas, intitulado Tu Reinas. A gravação contou com um público de cerca de 50 mil pessoas no Parque de Eventos do Padre Cícero. O álbum teve participações especiais de André Valadão, Mariana Valadão e Juliano Son e a direção de Alex Passos com várias inovações. Após a gravação a banda seguiu em direção a outros estados, que também estão sofrendo com a realidade da seca no sertão nordestino, para gravar imagens.

No dia 21 de agosto de 2013 foi exibido o último episódio do programa Nos Bastidores com o DT que era exibido de quarta-feira ás 21h.

No dia 23 de outubro de 2013, voltou ao ar o "Programa Diante do Trono", com um novo formato, o programa contém os quadros "Bem de Perto", a líder do DT, Ana Paula Valadão Bessa, visita pessoas que têm algum testemunho para contar do qual o ministério, em seus 15 anos de atuação, tenha feito parte de alguma forma, "Por Dentro do CTMDT", mostra o dia a dia dos estudantes e professores do Centro Ministerial Diante do Trono e "Na Estrada com o DT", o telespectador tem a oportunidade de acompanhar registros dos bastidores das apresentações do Diante do Trono.

Em 2013, o Diante do Trono participou novamente do Festival Promessas, sendo o o único ministério a participar de todas as edições.

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil1998