Brandy

Biografia

Brandy
Brandy Rayana Norwood mais conhecida como Brandy, nasceu em 11 de Fevereiro de 1979, McComb, Mississippi, EUA, Brandy começou a cantar em um coral da igreja local onde seu pai cantava, fazendo seu primeiro solo gospel aos dois anos de idade. Em 1983, seus pais se mudaram para Carson, na Califórnia, onde Norwood passou a estudar na escola Hollywood High Performing Arts Center. O interesse de Norwood por música aumentou depois de se tornar fã da cantora Whitney Houston, aos sete anos de idade. Começou a participar de shows de talentos quando tinha onze anos e, como parte de um grupo de jovens cantores, se apresentou em vários eventos públicos, mas o primeiro trabalho da Brandy não veio com a música e sim com seriado "Thea" onde ela interpretou o personagem que dava nome ao programa, lá Brandy chamou atenção por sua voz, após cantar "Respect" da Aretha Franklin em um dos episódios. Em 1993, erecebeu um convite da Atlantic Records, e após uma audição com o diretor da gravadora, foi contratada.

Seu álbum autointitulado foi lançado em setembro de 1994, recebendo críticas positivas, "Brandy" vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo, e rendeu três singles no top dez da Billboard Hot 100, incluindo os hits "I Wanna Be Down" e "Baby". Em 1996, seu desempenho em "Thea" a levou a receber outro convite televisivo, dessa vez pra estrelar a sitcom "Moesha", produzida pelo canal UPN.

Estreando em janeiro de 1996, "Moesha" e logo se tornou o um sucesso e por varias temporadas era o programa mais assistido do canal. Fazendo com que Brandy fosse levada ainda mais além, em 1997 ela recebeu um convite de Whitney Houston pra interpretar Cinderela na versão de musical de Rodgers & Hammerstein, o filme foi um sucesso e atraiu mais de 60 milhões de expectadores, e chamou atenção pela sua multiculturalidade, fazendo com que Brandy e tornasse a primeira princesa negra da Disney.

No mesmo ano, Brandy conheceu Rodney Jerkins mais conhecido como Darkchild e junto a ele ela começou a trabalhar em segundo projeto," Never Say Never", que foi lançado em junho de 1998. O album rendeu sua primeira música número 1 na Billboard Hot. 100, "The Boy Is Mine", um dueto com a cantora Monica, que se tornou a música de maior sucesso de uma dupla feminina na indústria da música, ficando por 13 semanas no topo da Billboard, e conquistando um Grammy de "Melhor Performance de R&B por um Dueto ou Grupo". O sucesso do álbum foi igualado, Never Say Never, vendendo mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo e rendendo outros hits como "Have You Ever?" e "Almost Doesn't Count".

Ainda em 1998, Brandy fez sua estréia nos cinemas, no papel coadjuvante de Karla Wilson, no filme de terror, 'Eu Ainda Sei o que Você Fez no Verão Passado'. A reação da crítica ao filme foi em grande parte decepcionante, no entanto, Norwood ganhou críticas positivas por sua performance, no ano seguinte ela estrelou ao lado de Diana Ross no filme televisivo "Para Sempre no Coração" e ainda em 1999, ganhou sua linha de Barbie e assinou contratos milionários com empresas de roupas e cosméticos.

Depois de um longo hiato após o cancelamento de 'Moesha', Norwood voltou à música em 2002 com "Full Moon", o seu terceiro álbum de estúdio fevereiro de 2002. O album se tornou uma referência no gênero R&B, fazendo com que Brandy recebesse o titulo de "The Vocal Bible" por suas habilidades vocais. Ainda em 2002, Brandy estrelou o documentário da MTV, Brandy: Special Delivery, o programa documentou os meses finais da gravidez de até o nascimento de sua filha Sy'rai.

Retornando de mais um hiato, o quarto álbum, "Afrodisiac", foi lançado em junho de 2004, e apesar suas moderadas vendas comparada aos lançamentos anteriores, é um dos álbuns mais criticamente aclamados. Após 11 anos na Atlantic Records, Brandy pediu e recebeu uma liberação de seu contrato, no final de 2004, citando seu desejo de "seguir em frente" como a principal razão para sua decisão. Completando seu contrato com a gravadora, foi lançada uma coletânea intitulada The Best of Brandy foi lançada em março de 2005.

O quinto álbum de estúdio de Norwood, "Human", foi lançado em dezembro de 2008, e marcou a estréia da cantora na gravadora Epic Records. "Human" goi bem recebido pelos críticos, mesmo não conseguindo igualar o sucesso de seus álbuns anteriores. Mesmo com moderado sucesso de "Right Here", Brandy decidiu terminar o contrato assim que acabou a promoção do álbum.

Em abril de 2010, Brandy e seu irmão Ray J estrelaram o reality show "Brandy e Ray J: A Family Business", no canal VH1, juntamente com seus pais o programa acompanhava a vida da familia. Norwood voltou a atuar em papéis recorrentes na série "90210" da CW, e na quarta temporada da série "Drop Dead Diva" da Lifetime e também participou do famoso programa da ABC, 'Dancing With The Stars", onde ficou em quarto lugar na competição, o que foi um choque para os jurados, telespectadores, e outros competidores que a consideravam uma das melhores dançarinas durante toda a competição.

Em 2011 Brandy anúnciou que tinha assinado um contrato com RCA Records e no mesmo ano ganhou papel recorrente na serie "The Game" onde interpretou Chardonnay, um dos seus papeis mais famosos na TV Americana. Em fevereiro de 2012, Norwood repetiu um dueto com Monica em "It All Belongs to Me", e após um longo tempo afastada da música lançou seu single de retorno, "Put It Down", que viria a se tornar o primeiro sucesso dela depois de 10 anos. Seu sexto álbum "Two Eleven", que foi lançado em outubro do mesmo ano, alcançou o topo das paradsa de álbuns R&B/Hip-Hop da Billboard. Brandy também voltou as telas de cinema no drama de Tyler Perry, "Relação em Risco".

Depois de terminar as filmagens da temporada final de "The Game", em abril de 2015, Brandy fez sua estréia na Broadway no musical 'Chicago', no qual interpretou o papel principal, Roxie Hart. Ela foi um sucesso e estendeu sua temporada por mais alguns shows, chegando a ir pra outra cidades. Em meados de 2016, Brandy se viu em um grande problema quando se viu obrigada a processar sua gravadora justificando que eles estavam a impedindo de lançar música e não queriam libera-lá de contrato. isso ela enfrentava problemas com sua gravadora, naquele mesmo ano Brandy recebeu o "Lady Of Soul", prêmio especial do Soul Train Awards que celebra cantoras e seu impacto, durante sua performance Brandy anunciou que estava livre de seu contrato.

Trabalhando no seu sétimo álbum, em 2018. Brandy foi anunciada como novo personagem regular na serie da FOX, "Star", onde atuou ao lado de Patti Labelle e Queen Latifah. Em 2020 ela e Monica aceitaram participar do famosos "Verzuz", onde as duas celebraram suas carreiras,a live quebrou recordes no Instagram e foi um dos momentos mais marcantes do ano. Seu primeiro álbum em 8 anos, 'B7' foi lançado em julho de 2020, seu primeiro projeto independente. O álbum foi aclamado e apareceu em varias listas de melhores do ano ganhando uma indicação a "Álbum do Ano" no Soul Train Awards.

Atualmente Brandy prepara pra retornar a televisão com seriado da ABC, "Queens" previsto pra ser lançado no segundo semestre de 2021.





Filmografia:
www.imdb.com/name/nm0005275/#actress
http://en.wikipedia.org/wiki/Brandy_Norwood#Filmography

Awards ganhos:
www.imdb.com/name/nm0005275/awards

Publicado em 11 Jul 2007, 16:02


MGT Rádio Online

©copyright MGT Rádio todos os direitos reservados.